Produção industrial aumenta 0,5% em 2025
O índice da produção industrial aumentou 0,5% no conjunto de 2025, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O agrupamento da energia registou a variação média anual mais acentuada, com um crescimento na ordem do 4,3%.
PUB
Já o agrupamento dos bens de investimento apresentou a maior variação negativa, com uma queda de 1,8%. As indústrias transformadoras também tiveram uma variação negativa na ordem dos 0,8%.
Em relação ao último trimestre do ano, o índice registou uma variação homologa de 0,8%, com o agrupamento de bens intermédios a registar o crescimento mais intenso, de 3,9%.
A energia passou de um aumento de 15,7% no trimestre anterior, para uma queda 1,4% no trimestre em análise.
PUB
No mês de dezembro, o índice apresentou uma variação homóloga de 2,3%, e, excluindo o agrupamento da energia, a variação agregada foi nula.
Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas positivas, exceto o de bens de investimento, com uma queda homóloga de 4,9%, contribuindo com -1,0 pontos percentuais (p.p.).
A energia contribuiu com 2,3 p.p., fruto de uma variação de 19%.
PUB
Os agrupamentos de bens Intermédios e de bens de consumo contribuíram com 0,9 p.p. e 0,1 p.p., em resultado de taxas de variação de 2,5% e 0,3%, respetivamente.
O Índice de Produção Industrial registou uma variação mensal de -1,9% em dezembro.
Mais lidas
O Negócios recomenda