Projetos de inovação da EDP com startups já geraram 82 milhões em negócios
Um sistema robótico automatizado para limpar painéis solares, armazenamento térmico para eletrificação de calor industrial, gestão inteligente de energia para casas e empresas, software para operar parques solares de forma flexível, novos sistemas de montagem de painéis fotovoltaicos. Estas são apenas algumas da soluções apresentadas pelas oito startups escolhidas pela EDP para passar à terceira e última fase da 8.ª edição do programa Energy Starter.
PUB
A somar a este módulo de soluções para clientes, o programa de inovação da EDP inclui também iniciativas dedicadas a soluções inovadoras para redes elétricas, hidrogénio verde e energias renováveis.
Atualmente, a área de soluções para clientes da empresa conta, a nível global, com mais de 2 GWp de capacidade instalada, mais de 34 TWh de energia fornecida, cerca de 10 GW em PPA (contratos de longo prazo de compra de energia) já contratados, e mais de seis mil pontos de carregamento público. Considerando todos os projetos de inovação da EDP com startups, já foram realizados 143 projetos pilotos, 42 "rollouts", 30 investimentos, e um total de 82 milhões de euros gerados em negócios.
PUB
No âmbito do Energy Starter, entre os dias 3 e 5 de dezembro decorreu na seda da EDP, em Lisboa, um "bootcamp" para desenvolver ideias e potenciais projetos pilotos no âmbito do programa de inovação aberta criado pela elétrica com o objetivo de acelerar a transição energética a nível global através da co-inovação com startups e scaleups
Neste contexto são valorizadas sobretudo tecnologias inovadoras dedicadas principalmente a criar novas soluções para clientes, que ajudem famílias e empresas a reduzir custos, instalar sistemas de energia solar, fomentar a produção descentralizada para clientes empresariais, implementar tecnologias de eletrificação do calor na indústria, melhorar a gestão da eficiência energética e explorar soluções de armazenamento, flexibilidade e mobilidade elétrica.
PUB
No passado mês de outubro, o Energy Starter começou com um pitch online e reuniões de acompanhamento que permitiram às startups apresentar as suas ideias para serem avaliadas, tendo estas recebido "feedback" de várias unidades de negócio e equipas de inovação nas diferentes geografias da EDP.
Já durante o bootcamp, as oito startups selecionadas tiveram a oportunidade de trabalhar em conjunto com vários especialistas do grupo para acelerar o desenvolvimento de projetos-piloto e negócios. Além disso, foram também avaliadas pela EDP Ventures, a área de capital de risco da empresa, para acesso a potenciais apoios financeiros.
PUB
"O Energy Starter é um motor para acelerar a transição energética, encontrando as startups e scaleups mais disruptivas que respondem aos principais desafios do setor, e em particular da EDP, dando-lhes uma plataforma para validar e escalar as suas tecnologias inovadoras a nível global. Na edição de Lisboa, o foco está em avançar com potenciais projetos-piloto, respondendo a desafios e desenvolvendo soluções inovadoras orientadas para descarbonização do consumo de energia dos clientes", afirmou Tomás Moreno, diretor do Ecossistema de Inovação da EDP, em comunicado.
Segundo o responsável, em 2024 a EDP desenvolverá 16 pilotos provenientes de iniciativas como o Energy Starter e outros programas globais.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Empresas Economia negócios e finanças Energias renováveis Energia solar Energias de Portugal Lisboa Tomás MorenoMais lidas
O Negócios recomenda