Quadro de Basquiat vendido por 100 milhões de euros a empreendedor japonês
Jean-Michel Basquiat era um artista norte-americano. Uma das suas obras, criadas em 1982 e à qual não foi atribuido nenhum nome, foi vendida por 19 mil dólares (pouco mais de 17 mil euros no câmbio actual) dois anos depois. Mas esta quinta-feira, 18 de Maio, num leilão realizado em Nova Iorque pela Sotheby's, o quadro foi vendido por 110,5 milhões de dólares (qualquer coisa como 99,2 milhões de euros no câmbio actual), conta a Reuters. Este montante é o segundo mais elevado alguma vez pago por uma peça de arte contemporânea.
O quadro do autor norte-americano foi comprado pelo empreendedor e coleccionador de arte contemporânea japonês Yusaku Maezawa, fundador da gigante de comércio electrónico Start Today, após uma licitação que prolongou-se por 10 minutos. "Quando vi esta pintura, fui surpreendido com tanto emoção e gratidão pelo meu amor pela arte", disse Maezawa depois da licitação, citado pelo The Guardian.
PUB
O jornal norte-americano USA Today acrescenta que o "Untitled" de Basquiat era praticamente desconhecido antes de ter sido apresentado há umas semanas pela Sotheby’s. A causa para este quadro permanecer desconhecido no mundo da arte, de acordo com a leiloeira, deve-se ao facto de ter permanecido numa colecção privada desde que foi adquirido em meados da década de 1980.
Yusaku Maezawa pretende agora que o quadro seja exposto em alguns museus antes de passar a ser parte integrante do seu museu na sua cidade natal, no Japão.
Jean-Michel Basquiat morreu em 1988, com uma overdose de heroína. Tinha 27 anos de idade.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Jean-Michel Basquiat Nova Iorque Yusaku Maezawa pintura quadro arte contemporâneaMais lidas
O Negócios recomenda