BYD carrega baterias elétricas tão rápido quanto atesta um depósito de combustível
Carregar um carro elétrico é, ainda, um processo demorado, apesar de os tempos de carregamento estarem a diminuir. Na maioria dos modelos existentes, em menos de 30 minutos é possível chegar a 80% da capacidade das baterias, mas a BYD que reduzir essa espera de forma abrupta. A fabricante de automóveis chinesa lançou uma nova plataforma que permitirá carregar um elétrico praticamente no mesmo tempo que se enche um depósito de combustível.
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A "Super e-Platform" introduz uma série de tecnologias inovadoras. Entre elas, a que permite uma potência de carregamento de um megawatt, "a maior velocidade de carregamento para veículos de produção em série", diz a marca. "Em termos práticos, isto significa que a BYD Super e-Platform pode adicionar dois quilómetros de autonomia por segundo e a velocidade de carregamento de produção em série mais rápida do mundo: um carregamento rápido de cinco minutos para 400 quilómetros de autonomia".
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"Para eliminar completamente a ansiedade dos utilizadores em relação ao carregamento, o nosso objetivo é tornar o carregamento dos veículos elétricos tão rápido como o reabastecimento de um automóvel a gasolina, alcançando a 'paridade combustível-eletricidade' na velocidade de carregamento", diz Wang Chuanfu, Presidente do Conselho de Administração e Presidente do Grupo BYD.
Este é um passo de gigante para a fabricante chinesa que disputa a liderança dos elétricos a nível global com a Tesla. Ao permitir uma potência de carregamento de um megawatt, a BYD duplica a velocidade que é oferecida nos Superchargers da fabricante liderada por Elon Musk. Esta nova plataforma só estará, para já, disponível nos modelos HAN L e o TANG L, comercializados na China.
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Além das autonomias, que estão a aumentar rapidamente, havendo já várias ofertas no mercado capazes de percorrerem mais quilómetros do que um modelo equivalente a combustão, a velocidade do carregamento dos elétricos é vista como crítica na adoção da mobilidade elétrica. E há ainda a questão da rede de postos de abastecimento para carros elétricos, que necessita de ser expandida.
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