pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Derrocada nos metais preciosos. Prata afunda 22% e ouro já cai mais de 11%

Os metais preciosos estão a perder bastante terreno, com destaque para a prata, que ontem tinha atingido um máximo histórico acima de 121 dólares. Já o ouro perde mais de 10%.

Preço da prata está em forte queda.
Preço da prata está em forte queda. Sven Hoppe / picture-alliance / dpa / AP Images
17:43

A prata está a viver uma sessão de fortes quedas. O metal precioso segue a mergulhar 22,1% para 90,20 dólares por onça, naquela que é a maior queda diária desde 2008.

Este “selloff” estendeu-se aos restantes metais preciosos, com destaque para o ouro, que recua 11,40% para 4.762,73 dólares por onça, naquela que é a descida mais acentuada desde a década de 80.

a platina cai 16% e se fechar com este nível de perdas será um recorde diário de queda. Nos metais industriais, o cobre segue a desvalorizar em torno de 4%, depois de ter ontem atingido um máximo histórico acima dos 14.000 dólares por tonelada. 

A prata, depois de registar uma subida em torno de 150% em 2025, arrancou este ano com a mesma força, numa corrida desenfreada até à meta dos 100 dólares por onça, que atingiu — e superou — a 23 de janeiro. Mas não se ficou por aí e foi continuando a ganhar terreno. Na sessão de ontem, 29 de janeiro, marcou um novo recorde, nos 121,65 dólares. 

No ano passado, a procura de metais preciosos pelos investidores foi muito visível, com o estabelecimento de recordes sucessivos no ouro, prata e também platina. A tendência acelerou neste mês de janeiro, numa altura em que os investidores foram apostando mais em ativos-refúgio devido aos receios em torno de um “debasement” do dólar e da independência do banco central dos EUA, bem como das tensões comerciais e geopolíticas.

No entanto, a sessão desta sexta-feira está a ser de forte derrocada, muito à conta do nome indicado por Donald Trump para ser o – o que deu um impulso ao dólar, moeda em que são denominados os metais preciosos e industriais.

A apreciação da nota verde minou o sentimento entre os investidores que estavam a aplicar mais dinheiro em metais depois de o Presidente dos EUA ter sinalizado a disposição para deixar a moeda enfraquecer.

E poderá a debilitação dos metais preciosos prosseguir? No caso da prata, a equipa Markets 360, do BNP Paribas alertava, numa análise ao comportamento da prata feita em inícios deste ano, para o facto de .

Essa sustentabilidade está em causa precisamente porque a equipa de estrategas e economistas do banco francês previa uma correção para breve, atendendo a que a escassez física do metal parece estar a dar sinais de alívio

Além disso, “estamos céticos quanto à imposição de tarifas dos EUA sobre as importações de metais preciosos, não vemos restrições às exportações chinesas de prata, apesar de um novo regime de licenciamento de vendas ao exterior, e consideramos que a questão da colateralização da prata na Índia como fonte de suporte dos preços já tenha chegado ao fim”, escreveram os analistas do BNP Paribas no “research” a que o Negócios teve acesso.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio