Model Y "low cost" chega a Portugal ao preço do Model 3
O Model Y mais barato está prestes a chegar ao mercado nacional. O "Standard" vem menos equipado que as restantes versões, traz algumas alterações a nível da estética, sendo que o principal destaque vai para o valor de venda ao público. Custa praticamente o mesmo que o Model 3.
"A Tesla continua a melhorar a acessibilidade aos veículos elétricos capazes de satisfazer todas as necessidades de uma família com a introdução do Model Y Standard", refere a fabricante norte-americana, em comunicado.
PUB
Explicando que "beneficia de economias de escala", avança com o Model Y Standard com preço "altamente competitivo no mercado". Em vez dos 49.990 euros da versão Premium Long Range com tração traseira, a mais barata até agora, o valor pedido é de 39.990 euros. As entregas começam em novembro.
Este preço do Standard é exatamente o mesmo que a Tesla pratica no Model 3 com tração traseira, antes dos descontos. Atualmente, os clientes portugueses da marca podem beneficiar de "um bónus Tesla no valor de 4.000 euros", de acordo com a informação apresentada no site da Tesla.
PUB
O preço mais baixo tem implícito, contudo, algumas diferenças face aos modelos mais caros da marca liderada por Elon Musk. Há mudanças ao nível da estética, mas também do equipamento no habitáculo.
A Tesla fala num "novo design distinto, incluindo painéis dianteiro e traseiro específicos, conferem ao Model Y Standard uma identidade única na gama". Na prática, na dianteira, desaparece a faixa de luz que une os dois faróis, e o mesmo acontece na traseira. Também as jantes são diferentes, mais pequenas.
O "Model Y Standard inclui novos bancos em tecido resistente e suave ao toque, concebidos para funcionar em todas as situações e condições meteorológicas". Perdeu também o teto panorâmico, assim como o ecrã de 8 polegadas para os passageiros do banco de trás.
PUB
Apesar de ter menos equipamento, continua a contar com o Autopilot, sendo a versão básica, à semelhança do que acontece nas versões "premium".
"Vem equipado de série com Autopilot e está preparado em termos de hardware para a Condução Autónoma Total (Supervisionada), que será ativada remotamente nos veículos aplicáveis, assim que for aprovada pelas entidades reguladoras locais", diz a Tesla.
PUB
O Model Y Standard é, diz a marca, o "mais eficiente de sempre". Esta versão mais barata apresenta "um consumo de 13,1 kWh/100 km e uma autonomia WLTP de 534 quilómetros", acrescenta.
Mais lidas
O Negócios recomenda