Carros produzidos em Portugal caem 8,4% no semestre
No mês de Junho foram fabricados em Portugal 15.230 veículos automóveis, o que correspondeu a uma diminuição de 1,7% face ao mês homólogo do ano anterior, divulgou esta segunda-feira, 11 de Julho, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
PUB
Segundo adianta em comunicado, em termos homólogos houve um recuo de 5,8% no fabrico de automóveis ligeiros de passageiros, ao mesmo tempo que se verificou um crescimento de 10,2% na produção de veículos comerciais ligeiros e de 20,5% de veículos pesados.
De acordo com a ACAP, do total de veículos produzidos em Junho de 2016, 14.453 destinaram-se à exportação, ou seja, 94,9% da produção nacional.
PUB
Já no acumulado dos primeiros seis meses foram produzidos em Portugal 80.163 veículos automóveis, o que significa menos 8,4% do que no mesmo período do ano anterior. A produção de automóveis ligeiros de passageiros recuou 17,1%, enquanto a de veículos comerciais ligeiros cresceu 19% e a de veículos pesados 15%.
As exportações nacionais no primeiro semestre de 2016 ascenderam a 76.149 veículos, ou seja, menos 9,6% do que no período homólogo do ano anterior e representando 95% do total da produção nacional.
PUB
Segundo a ACAP, por regiões de destino, no primeiro semestre do ano, a Europa absorveu 91,7% das exportações nacionais de veículos automóveis, seguindo-se-lhe a Ásia que registou uma penetração nas exportações de 5,7%, com a China a dominar a região com 5,4% do total. A associação destaca ainda África, que adquiriu 2,1% das exportações do nosso país. Por países, Alemanha e Espanha lideraram os principais mercados de exportação nestes seis primeiros meses do ano.
Mais lidas
O Negócios recomenda