Robotaxis da Tesla transportaram primeiros passageiros no Texas

Os robotaxis da Tesla, veículos sem condutor, transportaram os primeiros passageiros na cidade de Austin, no Texas, este domingo.
1/3
Foto: Eric Gay / AP Tesla "Robotaxi" com passageiro a entrar no carro Foto: Eric Gay / AP Carro vermelho com a inscrição "RebaTaxi" em movimento Foto: Eric Gay / AP Carro autónomo com a inscrição "Rebel Taxi" em circulação
Pedro Curvelo 23 de Junho de 2025 às 07:46

A Tesla estreou este domingo um pequeno número de táxis sem condutor, os designados "robotaxis", na cidade de Austin, no estado norte-americano do Texas.

Esta foi a primeira vez que os veículos da fabricante liderada por Elon Musk transportaram passageiros que pagaram pelas viagens.

PUB

O CEO da Tesla classificou o momento como "o culminar de uma década de trabalho árduo" numa publicação na rede social X. Musk sublinhou que "as equipas do chip de Inteligência Artificial (IA) e do software foram criadas da estaca zero dentro da Tesla".

O teste envolveu cerca de uma dezena de automóveis com condução autónoma e os passageiros foram "influencers" convidados pela fabricante, que pagaram 4,2 dólares por viagem. Vários vídeos foram publicados nas redes sociais.

PUB

Mesmo que a Tesla conclua com sucesso estes testes a empresa enfrenta grandes desafios para cumprir a promessa de Musk de aumentar a escala desta operação rapidamente em Austin e noutras cidades, indicam especialistas da indústria citados pela Reuters.

Poderá demorar anos ou décadas para a Tesla e outros rivais na condução autónoma, como a Waymo, da Alphabet, consigam desenvolver uma indústria para os robotaxis, considera Philip Koopman, especialista em condução autónoma e professor na Universidade de Carnegie Mellon.

Pub
Pub
Pub