Venda de carros na Europa aumenta 6,2% em Janeiro
No primeiro mês do ano, as vendas de carros na União Europeia aumentaram 6,2% comparativamente com o mês de 2015, revelou a Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA) esta terça-feira, 16 de Fevereiro.
PUB
No total, foram vendidos 1,06 milhões de veículos na União Europeia em Janeiro de 2016, enquanto no homólogo tinham sido vendidas 999 mil unidades.
PUB
Em Portugal o aumento nas vendas de veículos de passageiros disparou 17,7%. No primeiro mês do ano, as vendas atingiram 13.938 automóveis, enquanto no mesmo mês do ano passado tinham sido alienados 11.840 veículos.
PUB
Já este mês, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) previu uma subida de 6% nas vendas de veículos ligeiros em 2016, para os 221 mil automóveis. Um abrandamento face ao desempenho do ano anterior.
PUB
Em termos mundiais, entre os mercados que mais cresceram encontram-se o Chipre, com um aumento de 25,9%, a Irlanda, onde houve uma subida de 33,6%, e a Eslováquia, que cresceu 19,7%.
PUB
Relativamente ao crescimento por marcas, o grupo Volkswagen registou um aumento nas vendas de 0,8%. Este resultado do grupo alemão foi afectado pela queda de 3,8% nas vendas dos automóveis da marca Volkswagen. A Bloomberg escreve que estes resultados reflectem o escândalo de emissões poluentes que a fabricante automóvel enfrenta desde Setembro de 2015.
Já o grupo FCA, que detém marcas como a Fiat ou a Alfa Romeo, obteve um crescimento de 14,4%, enquanto a Honda cresceu 41,9% e o grupo Jaguar Land Rover aumentou as vendas em 53,8% no primeiro mês do ano.
PUB
Em Janeiro, a ACEA tinha previsto um pequeno crescimento nas vendas de veículos na Europa para 2016, com o presidente da organização, Dieter Zetsche, a apontar uma melhoria de apenas 2%.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda