BMW prepara lançamento da ‘Neue Klasse’
Um total de 650 milhões de euros é quanto o Grupo BMW está a investir na sua fábrica de Munique para preparar o lançamento da ‘Neue Klasse’ elétrica já a partir do próximo ano.
Os desafios da mobilidade elétrica e a nova linguagem estilística da marca BMW são o ponto de partida para um investimento sem precedentes na sua fábrica em Munique, onde vão nascer três novos setores de produção – carroçaria, montagem e logística.
Esta unidade, localizada no centro da cidade alemã, foi inaugurada em 1918 e começou por produzir motores de aviões. O primeiro automóvel a sair das linhas de montagem foi o BMW 501, em 1952. Sete décadas depois a fábrica moderniza-se para receber a plataforma ‘Neue Klasse’.
A nova linguagem estilística vai ser utilizada nos próximos modelos do construtor bávaro, sejam eles berlinas ou SUV, com motores a combustão ou elétricos. Em 2026, os modelos elétricos da ‘Neue Klasse’ serão fabricados simultaneamente com os veículos atuais a combustão e elétricos.
Um ano depois, a partir de 2027, a fábrica de Munique produzirá apenas veículos elétricos. Até o final da década, a BMW espera um aumento significativo nas quotas de mercado de veículos totalmente elétricos. Flexibilidade e Inovação
Flexibilidade e Inovação
‘’Para o início da produção da ‘Neue Klasse’, teremos uma fábrica de última geração em Munique que se caracteriza pela flexibilidade, inovação e, acima de tudo, eficiência. Vamos reduzir os custos de produção significativamente’’, afirma o diretor da fábrica, Peter Weber.
Além dos processos de produção otimizados e da automação, a nova arquitetura de veículos também alavancará mais eficiências. Nos últimos anos foram criados 5.500 empregos, mais de três quartos dessas posições foram preenchidas por meio de reorganização interna. Atualmente a BMW tem unidades de produção na China, Estados Unidos e México. Os novos desafios da globalização com as marcas chinesas a chegarem a cada vez mais países, assim como a incerteza do que poderá acontecer no mercado norte-americano, obriga os fabricantes europeus a reagir de forma rápida.
Destaque Primeiro ‘Neue Klasse’
Destaque
Primeiro ‘Neue Klasse’
Negócios, em Munique, a convite da BMW
Mais lidas