pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bosch de Braga contrata 260 para desenvolver carro do futuro

Novo projecto de investigação e desenvolvimento em parceria com a Universidade do Minho arranca oficialmente na sexta-feira. Investimento de 55 milhões prevê o registo de 22 patentes até 2018.

Carlos Ribas líder do grupo Bosch em Portugal
Carlos Ribas líder do grupo Bosch em Portugal Miguel Baltazar
03 de Março de 2016 às 16:07

A Bosch Car Multimedia de Braga arranca oficialmente na sexta-feira, 4 de Março, com a segunda fase do projecto de investigação e desenvolvimento em colaboração com a Universidade do Minho. Uma das vertentes do protocolo visa desenvolver soluções que vão marcar o futuro da condução automóvel.

 

O novo contrato prevê um investimento de 55 milhões até 2018, apoiado por fundos europeus, a contratação de mais de 90 engenheiros e 170 bolseiros de várias escolas da Universidade do Minho, e o registo de 22 patentes. A cerimónia oficial, na Universidade do Minho, contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do representante da Bosch em Portugal, Carlos Ribas (na foto).

 

A Bosch de Braga desenvolve e fabrica sistemas de informação, entretenimento e segurança para a indústria automóvel. É mesmo a principal unidade da empresa alemã na Europa a actuar nesta área.

 

O novo projecto de investigação visa criar soluções que vão moldar o futuro da mobilidade, que passam pelo desenvolvimento do interface homem-máquina, pela realidade aumentada e a condução autónoma.

 

Uma outra vertente do contrato, o "Ifactory", será dedicada ao desenvolvimento da fábrica inteligente, novas metodologias de concepção de dispositivos electrónicos e controlo de processos.

 

Além do protocolo com a Universidade do Minho, a Bosch de Aveiro, sede das soluções de água quente do grupo alemão a nível internacional, vai receber um segundo centro de investigação e desenvolvimento dedicado à casa inteligente, num investimento de 25 milhões de euros.

 

A primeira fase da parceria de I&D entre a Bosch e a Universidade do Minho contou com um investimento de 19 milhões de euros entre 2012 e 2015, e levou ao registo de 12 patentes.

 

A Bosch pretende contratar mais 1.000 colaboradores em Portugal até ao final de 2018, com a unidade de Braga a chegar aos 3.000 trabalhadores.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio