Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por André Veríssimo
Informação sobre o colunista
André  Veríssimo
Diretor

André Veríssimo é diretor do Negócios desde Novembro de 2017, tendo iniciado funções na direção em 2013. Antes foi editor de Mercados Financeiros durante seis anos. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, foi jornalista de Internacional e Economia na revista Focus. Antes de se juntar à equipa do Negócios esteve três anos no Semanário Económico, onde foi editor. Recebeu por duas vezes o prémio de jornalismo económico do Santander Totta/ Universidade Nova de Lisboa na categoria de Mercados Financeiros. Nasceu em 1976 e vive em Lisboa.

Artigos de opinião deste autor

Foi um gosto!

15.03.2021

Foram 15 anos em que tive o enorme privilégio desta relação consigo no Negócios, os últimos três anos e cinco meses como diretor. Foi um gosto! Agora, junto-me a si.

Desonestidade fiscal

04.03.2021

Reza a história que o czar Pedro, o Grande, que defendia a ocidentalização dos costumes e cultura do país, introduziu em setembro de 1698 um imposto sobre o uso de barba para levar os homens russos a rapar os seus longos e abundantes pelos faciais. No século XXI, é o combate às alterações climáticas que anima a introdução de taxas.

Daqui a um ano

01.03.2021

Um ano depois de cá ter chegado o novo coronavírus, temos um país mais pobre, mais desigual, com muito pior saúde física e mental e uma educação debilitada. Daqui a um ano, a pandemia deverá estar totalmente debelada, mas sobrará um caderno de encargos imenso. Haverá ainda uma crise social a que acudir, um enorme atraso nos cuidados de saúde e sequelas no ensino para recuperar.

EDP, barragens e impostos

25.02.2021

A EDP é hoje um exemplo, infelizmente raro, de uma empresa portuguesa de dimensão internacional, competitiva e bem-sucedida num setor em acelerado crescimento.

Quem tem medo da inflação?

23.02.2021

O tapete vermelho que as vagas crescentes de liquidez foram estendendo aos ativos de risco, em vários casos entretanto sobrevalorizados, ameaça agora sair de debaixo dos pés dos investidores.

O que falta ao PRR

21.02.2021

A curta consulta pública que o Governo lançou pouco mudará num plano com um guião europeu já definido, como se percebeu pela resposta do primeiro-ministro ao setor da cultura. Tinha de acontecer, mas será em grande medida inconsequente. António Costa remete os queixosos para o novo quadro de fundos comunitários e os orçamentos do Estado.

Uma questão de justiça

16.02.2021

Nos EUA, Google, Facebook e Amazon controlam perto de dois terços do mercado de publicidade digital. No Reino Unido, as duas primeiras controlam sozinhas uma fatia ainda maior.

Draghi, o tecnocrata providencial

11.02.2021

O homem a quem se atribui o maior crédito por salvar o euro na crise de 2011 a 2013 tem agora a não menos espinhosa tarefa de resgatar Itália da pandemia e da recessão.

Compromisso para a década

10.02.2021

Nas últimas duas décadas, Portugal não descolou de um rendimento per capita equivalente a 80% da média da União Europeia (UE) e foi incapaz de acompanhar o ritmo de crescimento de países como a República Checa e a Eslovénia.

A desigualdade segundo a vacina

07.02.2021

Quando se fala de vacinas contra a covid-19, o desenvolvimento sustentável é uma palavra vazia. Até agora, tem imperado o interesse nacionalista e o quem paga mais leva primeiro.

WallStreetBets e a dívida a 30 anos

03.02.2021

Não deixa de haver uma certa justiça poética no facto de grupos de “day traders” organizados em fóruns como o WallStreetBets terem espalhado o pânico em grandes gestores de ativos como a Melvin Capital, que em janeiro perdeu 4,5 mil milhões de dólares com a brincadeira, apesar de outros dois fundos terem vindo em seu socorro com uma injeção de “cash” de 2,75 mil milhões.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio