Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Família Porsche-Piech recompra 10% das acções da empresa à Qatar Holding

A família Porsche-Piech recomprou os 10% de acções ordinárias da empresa de carros que estavam na posse da Qatar Holding, de forma a recuperar o controlo total da empresa.

Porsche Panamera GTS
Jorge Garcia jorgegarcia@negocios.pt 17 de Junho de 2013 às 12:40
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

A família Porsche-Piech voltou a deter a totalidade das acções ordinárias da Porsche ao recomprar os 10% de acções detidas pela Qatar Holding, segundo a Bloomberg.

 

“Todas as acções da Porsche estão outra vez nas mãos das famílias Porsche-Piech”, segundo Wolfgang Porsche, supervisor do conselho de administração. “Isto expressa a nossa confiança no futuro próspero da Porsche como accionista maioritário da Volkswagen”.

 

Ambas as partes envolvidas no negócio não revelaram o valor da venda, sendo que as acções ordinárias não são negociadas em bolsa. As acções preferenciais mantiveram-se pouco alteradas na bolsa de Frankfurt, avaliando a empresa em 18,6 mil milhões de euros.

 

“É claro que a familía tem interesse em deter 100% dos direitos de voto da Porsche”, afirmou Frank Biller, analista do Landesbank. “Essa foi a questão no passado e parece ser a questão agora. O Qatar, como investidor financeiro, deve ter conseguido um preço mais alto do que aquele que pagou inicialmente”.

 

A empresa detém 50,7% das acções ordinárias da Volkswagen, sendo que o remanescente foi vendido à Volkswagen no ano passado depois de vários processos judiciais contra a Porsche por ter tentado uma fusão entre as duas empresas.

 

A Porsche enfrenta problemas judiciais na Alemanha na ordem dos 5,4 mil milhões de euros devido a sucessivas ofertas à Volkswagen durante mais de quatro anos. Os investidores alegam que a Porsche não informou o mercado sobre os seus planos.

 

A Qatar Holding afirmou que continua comprometida com a Volkswagen e planeia manter a sua participação de 17% no maior construtor automóvel da Europa.

Ver comentários
Saber mais Porsche Volkswagen Qatar Holding acções
Outras Notícias