pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Ao minutoAtualizado há 20 min08h11

Petróleo recua para os 107 dólares após planos de Trump para escoltar navios por Ormuz

Acompanhe, ao minuto, a evolução dos mercados nesta segunda-feira.

Petróleo recua para os 107 dólares após planos de Trump para escoltar navios por Ormuz
Petróleo recua para os 107 dólares após planos de Trump para escoltar navios por Ormuz Eli Hartman / Associated Press
08:10
há 25 min.08h06

Crude cede ligeiramente com planos de Trump para escoltar navios por Ormuz

Plataformas de petróleo sob céu de anoitecer

Os preços do petróleo negoceiam com ligeiras desvalorizações nesta segunda-feira, depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter afirmado que os Estados Unidos (EUA) iriam libertar os navios comerciais retidos no estreito de Ormuz devido ao bloqueio iraniano, operação que deverá mobilizar mais de 100 aeronaves, contratorpedeiros, drones e 15 mil efetivos militares.

A missão, denominada, segundo Trump, "Projeto Liberdade", terá início na segunda-feira, informou o chefe de Estado norte-americano, no domingo, numa mensagem na rede social Truth Social, depois de "países de todo o mundo" terem solicitado a ajuda dos EUA para permitir a passagem segura dos respetivos navios.

Nesta medida, o Brent – de referência para a Europa –, cede 0,45%, para os 107,68 dólares por barril. Já o West Texas Intermediate (WTI) – de referência para os EUA – recua 0,40% para os 101,53 dólares por barril.

Noutras matérias-primas, o gás natural negociado na Europa cede 1,30%, para os 45,17 euros por megawatt-hora.

Apesar dos esforços para repor a navegação pelo estreito de Ormuz, a ausência de um acordo de paz entre os EUA e o Irão mantém o crude acima dos 100 dólares por barril, dada a incerteza sobre o que se seguirá no conflito.

Noutros pontos, no domingo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+), revelaram que irão aumentar as metas de produção de petróleo em 188 mil barris por dia em junho para sete membros, o terceiro aumento mensal consecutivo e idêntico ao acordado para maio, deduzida a quota dos Emirados Árabes Unidos, que abandonaram a OPEP na passada sexta-feira. No entanto, o volume mais elevado de produção e o respetivo escoamento dependerá se a guerra no Irão continuar a perturbar o abastecimento de petróleo do Golfo através do estreito de Ormuz.

há 44 min.07h47

Ásia fecha em alta com impulso das tecnológicas. Coreana SK Hynix dispara 12%

Os principais índices asiáticos fecharam em alta, impulsionados por uma recuperação das cotadas do setor tecnológico, especialmente as ligadas à inteligência artificial (IA), enquanto uma queda dos preços do crude serviu igualmente para impulsionar o sentimento do mercado.

Pelo Japão e China continental, as praças bolsistas estiveram encerradas devido a feriados nacionais. Já por Taiwan, o TWSE pulou 4,57%, tendo atingido um novo máximo histórico nos 40.755,52 pontos. O Hang Seng de Hong Kong valorizou 1,58%. Quanto à Coreia do Sul, o Kospi disparou 4,83%, tendo atingido um novo recorde de 6.920,95 pontos.

O índice regional MSCI Ásia-Pacífico subiu mais de 2%, ficando a um passo de atingir o seu último máximo histórico, alcançado a 27 de fevereiro, véspera do estalar da guerra entre os Estados Unidos (EUA) e Israel contra o Irão.

Noutros pontos, o petróleo Brent oscilou e segue agora a ceder menos de 1%, para cerca de 107 dólares por barril. As flutuações nos preços do “ouro negro” ocorreram depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter afirmado que os EUA começariam a orientar os navios não envolvidos no conflito com o Irão a atravessar o estreito de Ormuz a partir de segunda-feira. No entanto, um alto responsável iraniano afirmou que Teerão consideraria qualquer interferência dos EUA no estreito uma violação do cessar-fogo, de acordo com uma reportagem da AFP.

Ainda no plano geopolítico, o republicano descreveu as conversações com Teerão como “muito positivas”, depois de o Irão ter recebido a resposta de Washington à sua mais recente proposta para pôr fim à guerra, ainda que Trump tenha reiterado que os pontos apresentados não serão suficientes para se chegar a um entendimento entre as partes.

“Os mercados estão atualmente a ter um bom desempenho devido a esta negociação impulsionada pela IA ou ao entusiasmo impulsionado pela IA”, disse à Bloomberg Dilin Wu, do Pepperstone Group. “Mas esta agitação geopolítica, bem como o elevado preço do petróleo, são sempre um obstáculo. Por isso, eu estaria cautelosamente otimista em relação ao mercado asiático em geral”, acrescentou o mesmo especialista.

O tema da IA voltou a estar em destaque, impulsionado, também, pelo acordo de cessar-fogo do mês passado entre os EUA e o Irão, que acalmou os ânimos dos investidores quanto a um conflito prolongado no Médio Oriente. O índice de referência das ações asiáticas subiu mais de 13% em abril, recuperando quase todas as perdas registadas em março.

Nesta medida, as ações da SK Hynix dispararam mais de 12% nesta segunda-feira, enquanto as da TSMC subiram quase 7%. Já a Samsung pulou mais de 5%. Na mesma medida, um índice que agrega cotadas tecnológicas chinesas cotadas em Hong Kong subiu mais de 3%.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.