Já há oito elétricos entre os 50 modelos preferidos dos portugueses. Clio ameaça liderança
A lista dos 50 modelos mais vendidos em Portugal no primeiro trimestre reflete o crescimento dos automóveis de passageiros totalmente elétricos. São já oito os modelos que figuram na lista.
1.º Peugeot 2008
2378 unidades
2.º Renault Clio
2364 unidades
3.º Dacia Sandero
1950 unidades
4.º Peugeot 208
1813 unidades
5.º Nissan Juke
1711 unidades
6.º Tesla Model 3
1681 unidades
7.º Citroën C3
1509 unidades
8.º Renault Captur
1432 unidades
9.º Dacia Duster
1350 unidades
10.º Peugeot 308
1262 unidades
11.º Opel Corsa
1120 unidades
12.º Nissan Qashqai
1096 unidades
13.º Kia Stonic
1072 unidades
14.º Mercedes -Benz Classe A
991 unidades
15.º Toyota Yaris Cross
831 unidades
16.º BMW Série 1
768 unidades
17.º Fiat 600
753 unidades
18.º Toyota Yaris
710 unidades
19.º Jeep Avenger
709 unidades
20.º Seat Ibiza
668 unidades
21.º Dacia Jogger
632 unidades
22.º Volkswagen Taigo
623 unidades
23.º Fiat Panda
580 unidades
24.º Volkswagen T-Roc
573 unidades
25.º Peugeot 3008
571 unidades
26.º Mitsubishi ASX
549 unidades
27.º Ford Puma
524 unidades
28.º Seat Leon
466 unidades
28.º Volkswagen T-Cross
466 unidades
30.º Tesla Model Y
456 unidades
31.º Mercedes -Benz Classe E
443 unidades
32.º Citroën C4
433 unidades
32.º BMW X1
433 unidades
34.º Opel Mokka
425 unidades
35.º Seat Arona
423 unidades
36.º BMW Série 5
420 unidades
37.º BMW Série 3
407 unidades
38.º Toyota C-HR
406 unidades
39.º Opel Astra
392 unidades
40.º Volvo EX30
383 unidades
41.º Renault 5
382 unidades
42.º Hyundai i20
371 unidades
42.º Dacia Spring
371 unidades
44.º Mercedes-Benz GLA
350 unidades
44.º BYD Atto 3
350 unidades
46.º Audi A3
348 unidades
47.º BMW iX1
339 unidades
48.º Mitsubishi Colt
332 unidades
49.º Ford Focus
327 unidades
50.º BYD Seal
320 unidades
O Peugeot 2008 foi o modelo mais popular no mercado nacional nos primeiros três meses deste ano, depois de ter terminado o ano passado na segunda posição, perdendo o trono anual após três anos de liderança. O modelo preferido dos portugueses da "marca do leão" fechou o trimestre com 2.378 unidades vendidas, menos 34 do que um ano antes.
Na segunda posição surge o Renault Clio, com 2.364 veículos matriculados, uma subida de 276 unidades. O modelo que foi o campeão de vendas em Portugal durante oito anos, antes de ser destronado pelo 2008, ameaça voltar à liderança.
A fechar o pódio surge o Dacia Duster, o líder do mercado em 2024, com 1.950 unidades, menos 184 do que no primeiro trimestre de 2024.
Ainda no Top 10 encontram-se mais dois modelos da Peugeot: o 208 e o 308, nas quarta e décima posições, respetivamente.
A Renault também coloca o Captur entre os 10 modelos mais populares, ocupando o oitavo posto, e a Dacia vê o Duster surgir na nona posição.
O Model 3 da Tesla é o elétrico mais popular, com 1.681 veículos, que lhe valem o sexto lugar.
Um dos destaque vai para o Nissan Juke, que sobe até ao quinto posto, à frente do Citroën C3, que surge na sétima posição.
Elétricos colocam oito modelos no Top 50. BYD e Tesla têm dois cada
Espelhando o crescimento dos carros totalmente elétricos, em contraciclo com a ligeira quebra registada no conjunto dos ligeiros de passageiros, são já oito os modelos 100% elétricos entre os 50 mais populares em Portugal.
À cabeça entre os elétricos mais vendidos estão dois modelos da Tesla, apesar da forte quebra da marca liderada por Elon Musk. Ainda assim, a Tesla entregou 1.681 Model 3 e 456 Model Y.
A Volvo, por seu turno, vendeu 383 unidades do EX30, enquanto o Renault 5 ficou apenas uma unidade abaixo, com 382.
A Dacia matriculou 371 veículos do modelo Spring, seguindo-se no segmento dos elétricos a BYD, com o Atto 3, que entregou 350 unidades. A marca chinesa bisa no Top 50 com o Seal, do qual entregou 327 veículos.
A BMW coloca o iX1 na 47.ª posição, com 339 unidades.
Mais lidas