Vendas de automóveis em Portugal crescem ao dobro do ritmo da Europa
Portugal registou mais de 207 mil novas matrículas, um aumento de 16,1%, enquanto a média da União Europeia se ficou por uma subida de 6,8%.
As vendas de automóveis em Portugal cresceram, em 2016, mais do dobro do que sucedeu na União Europeia, em termos médios. O número de carros matriculados no nosso país cresceu 16,1%, para 207.330 automóveis, de Janeiro a Dezembro, enquanto a União Europeia se ficou por um crescimento global de 6,8%.
Portugal ficou, assim, no nono lugar dos países com maiores taxas de crescimento, segundo dados divulgados hoje pela Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis (ACEA na sigla em inglês). O 'ranking' é liderado por Hungria, Croácia e Chipre, todos com aumentos superiores a 20% no conjunto do ano. Em sentido inverso, o menor crescimento deu-se na Grécia e em três países que representam boa parte do volume de vendas a nível europeu: Reino Unido, França e Alemanha.
O único país a registar um decréscimo foi a Holanda, no qual as novas matrículas recuaram 14,7% a nível anual. Saindo da União Europeia, a melhor evolução da Europa pertenceu à Islândia, cujas vendas cresceram quase 32%, embora com um volume relativo reduzido face aos principais mercados.
Em termos de fabricantes, a liderança ficou nas mãos da alemã Volkswagen, seguida pela Renault e pela PSA - Peugeot Citroen.
Mais lidas