Banco de Portugal quer todos os cartões com tecnologia contactless até 2023
O Banco de Portugal (BdP) quer que todos os novos cartões de pagamento passem a ser emitidos já com tecnologia "contacless" incorporada. Tendo em conta o prazo de validade da maioria dos cartões, o objetivo do regulador é que, no prazo de três anos, a totalidade do parque de cartões de pagamento em Portugal já conte com este tipo de tecnologia. Também no caso dos terminais de pagamento automático (TPA) disponibilizados pelos comerciantes, a meta é que todos passem a permitir a utilização da tecnologia "contacless" no prazo de dois a três anos.
PUB
Esta é uma das medidas previstas na nova Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho, publicada esta segunda-feira, 9 de novembro, pelo BdP. O documento resulta de um trabaho realizado pelo Fórum para os Sistemas de Pagamentos (FSP), órgão do BdP que juntou várias entidades do lado da oferta (instituições financeiras) e da procura (representantes das empresas e de consumidores) da área de pagamentos.
A incorporação da tecnologia "contactless" é uma das primeiras iniciativas a avançar no âmbito desta estratégia. Já a partir deste ano, o BdP quer que todos os novos cartões de pagamento passem a ser emitidos já com esta tecnologia. Em paralelo, o BdP quer que os prestadores de serviços de pagamento promovam a ativação desta tecnologia pelos utilizadores.
PUB
Ao mesmo tempo, também os TPA terão de ser substituídos ou transformados, uma vez que alguns já permitem a utilização desta tecnologia, mas não têm a mesma ativada. Esse processo deverá demorar dois a três anos.
Assim, espera o regulador, num prazo de três ou, no máximo, quatro anos, todos os cartões de pagamento em Portugal, bem como todos os TPA, já permitam a utilização de "contactless".
PUB
Hoje, segundo os dados do BdP, cerca de 50% dos cartões de pagamento e outros 50% dos TPA têm incorporada a tecnologia "contactless". A taxa de utilização, contudo, é inferior. Até setembro de 2020, último período para o qual há dados disponíveis, 30% das compras efetuadas com cartões foram através de "contactless".
Saber mais sobre...
Saber mais banco de portugal cartões contactless pagamentos estratégia nacional para os pagamentos de retalhoO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda