Tecnologias Transacções contactless duplicam em Portugal mas ainda muito atrás da Europa

Transacções contactless duplicam em Portugal mas ainda muito atrás da Europa

O número de transacções contactless mais do que duplicou face a 2017 em Portugal, mas o país continua muito atrás da maioria dos países europeus, demonstram dados da Mastercard.
Transacções contactless duplicam em Portugal mas ainda muito atrás da Europa
Pedro Curvelo 18 de setembro de 2018 às 19:49

O número de transacções contactless mais do que duplicou face a 2017 em Portugal, mas o país continua muito atrás da maioria dos países europeus, indica esta terça-feira a Mastercard. Os cartões com tecnologia contactless permitem fazer transacções apenas por aproximação ao terminal de pagamento automático (TPA).

Em comunicado, a Mastercard destaca que na Europa "quase um em cada dois pagamentos em loja são feitos através de cartões contactless". Em Portugal , o crescimento face a 2017 é de 126%.

"No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, uma vez que as transacções contactless em Portugal representam menos de 3% do total de transacções, quando, em outros países europeus o contactless já representa entre 30 e 50% do total de transacções", refere Paulo Raposo, Country Manager da Mastercard em Portugal, citado no comunicado.

O responsável aponta dois motivos para o atraso de Portugal face à Europa. "De facto, Portugal deu passos de gigante, a partir da década de 80 do século passado, na adopção de soluções electrónicas de pagamento, mas precisa, agora, de fazer evoluir a arquitectura do modelo de pagamentos vigente, a qual se transformou num entrave à inovação, peça fundamental na construção de uma sociedade cada vez mais cashless, ou seja, em que os pagamentos em dinheiro sejam substituídos, definitivamente, por pagamentos digitais", assinala.

"Por outro, o facto de a tecnologia contacless não estar a ser adoptada em Portugal ao ritmo de outros países europeus, deve-se à falta de sensibilização de todos os agentes económicos para as vantagens desta tecnologia ao nível da simplicidade, da conveniência e da segurança", acrescenta.

Uma pesquisa da Mastercard revela um aumento de 97% das transacções contactless desde o início deste ano. Sendo que, "em mais de 15 países, incluindo Dinamarca, Croácia, Grécia, Hungria, Holanda, Polónia e Rússia, as transacções contactless em loja já estão acima dos 50%".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI