Bankinter esgotou seis milhões de euros da garantia pública

Com uma quota de 60 milhões de euros, o banco espanhol já concedeu créditos no valor de 10% desse limite. Volta a afastar aquisições em Portugal.
Gloria Ortiz, CEO do Bankinter
D.R.
Hugo Neutel 24 de Abril de 2025 às 11:12

O Bankinter já esgotou 10% da sua quota na garantia pública de apoio aos jovens no crédito à habitação, atingindo aproximadamente seis milhões de euros. Este é o valor da garantia propriamente dita. Se os 15% garantidos pelo Estado tiverem sido sempre aplicados nestes emprésitmos, o valor equivale a um volume de crédito de 40 milhões de euros.

PUB

O valor foi revelado na conferência de imprensa de apresentação de resultados do banco. "Está a ter muita procura", afirmou o CFO Jacobo Diaz, acrescentando que "mais de 10% da nova produção de crédito à habitação é com garantia pública".

A garantia pública no crédito à habitação tem por objetivo facilitar a concessão de crédito a quem não tenha capital para a chamada "entrada". Desta forma, pode obter um financiamento da totalidade do valor.

Na mesma ocasião, a CEO do Bankinter voltou a recusar operações de compras de bancos em Portugal.

PUB

"Queremos continuar a crescer mas temos a capacidade de fazê-lo por nós próprios", afirmou Gloria Ortiz. A dimensão do Bankinter em Portugal não lhe permite competir com os bancos maiores, mas a responsável não vê nisso um problema. "Não competimos pela dimensão, competimos com as capacidades que temos e o tamanho que temos", atirou.

Pub
Pub
Pub