BCE prepara normas para as "fintech"

O surgimento crescente de novas soluções financeiras com base tecnológica - como as bitcoin - está a levar os reguladores a procurar enquadramento para a sua actividade. Na Zona Euro, as linhas orientadoras serão conhecidas em breve.
Bruno Simão/Negócios
Paulo Zacarias Gomes 06 de Setembro de 2017 às 12:43

O Banco Central Europeu (BCE) está a desenvolver novos procedimentos de autorização de actividade que também vão abranger as fintech, empresas financeiras com forte pendor tecnológico e em que se enquadram soluções de transacção financeira virtual como as bitcoin.

PUB

A publicação das linhas orientadoras para este sector está prevista para breve, anunciou esta quarta-feira a líder do Mecanismo Único de Supervisão (MUS), Daniele Nouy (na foto), citada pela Reuters, numa altura em que os reguladores são confrontados com o forte crescimento de soluções nesta área mas que ainda não dispõem de um enquadramento específico.

"No BCE, estamos, por exemplo, a elaborar um guia sobre autorizações que também abrange as 'fintech'. Será publicado em breve para consulta pública, afirmou a responsável durante na conferência da Handelsblatt "Banken im Umbruch", em Frankfurt.

PUB

A agência noticiosa refere que o sector das fintech, embora ainda pequeno, está a tirar quota de mercado a sectores que vão desde os pagamentos até ao crédito, reunindo investimentos de 6,5 mil milhões de dólares (5,44 mil milhões de euros à cotação actual) no primeiro semestre deste ano.

Nouy destacou ainda a flexibilidade de que a implantação destas empresas beneficia: "Elas [as empresas fintech] já não têm de estabelecer operações bancárias totalmente desenvolvidas. Os obstáculos técnicos e financeiros tornaram-se um pouco menores; o mercado tornou-se mais concorrencial," acrescentou.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Banco Central Europeu fintech normas
Pub
Pub
Pub