Fed eleva a fasquia nos testes de stress aos bancos
A Fed (Reserva Federal norte-americana) vai realizar testes de stress mais duros para os bancos americanos, escreve esta segunda-feira, 22 de Fevereiro, o Financial Times.
PUB
A fasquia dos testes vai ser mais elevada, com a Fed a assumir maiores quedas no desemprego e taxas de juro negativas a curto-prazo nos próximos nove meses. O regulador bancário norte-americano disse na semana passada que iria ter em atenção os riscos operacionais, preparando situações como acções judiciais ou falhas na cibersegurança.
PUB
Este teste da Fed tem como objectivo perceber se os bancos têm capacidade para continuar a negociar depois de um choque no sistema semelhante ao colapso do banco Lehman Brothers em 2008, explica o Financial Times.
PUB
Os testes de stress são a principal ferramenta da Fed para controlar os bancos, forçando todos ao mesmo procedimento.
PUB
Como resultado das medidas mais apertadas nos testes de stress, os bancos vão ser mais cautelosos ao pedir permissão à Fed para pagar dividendos e recomprar acções.
No ano passado, o JP Morgan, o Morgan Stanley e o Goldman Sachs apenas superaram os testes depois de ajustarem os seus planos para os dividendos e recompra de acções.
PUB
Este ano, serão 33 os bancos norte-americanos a realizar estes testes, enquanto no ano passado foram 31. Os testes serão realizados em Abril e os resultados vão ser divulgados em Junho.
Mais lidas
O Negócios recomenda