Finantia lucra 11,7 milhões no primeiro semestre com ganhos de mercado
Os lucros do Banco Finantia aumentaram 92% no primeiro semestre deste ano, totalizando 11,7 milhões de euros, em resultado, sobretudo, da recuperação dos resultados financeiros. Os ganhos de mercado mais do que compensaram a queda da margem financeira e das comissões, segundo os dados disponibilizados no comunicado da instituição controlada por António Guerreiro.
PUB
Os resultados de operações financeiras passaram de um valor negativo de 3,1 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano passado, para 14,2 milhões de euros. Esta evolução permitiu uma subida de 16% no produto bancário, que totalizou 51,4 milhões. Isto apesar de a margem financeira ter recuado 11%, para 33,5 milhões, e da queda de 62,9% verificada nas comissões líquidas, que se fixaram em 3,6 milhões.
PUB
Os custos operacionais também cresceram (10%), totalizando 12,1 milhões de euros, uma subida mais do que anulada pela redução das imparidades, que recuaram 18%, para 13 milhões.
PUB
Em termos de actividade, o crédito a clientes registou uma ligeira subida de 1%, para 461,9 milhões de euros, enquanto os depósitos progrediram 6% para 636,5 milhões. Em termos de solidez, a melhoria dos resultados permitiu um aumento do rácio de capital mais exigente, que se situou em 19,1%.
Mais lidas
O Negócios recomenda