Gigante europeu dos pagamentos ganha força. MB Way chega a mais dois países

A corrida para criar um sistema pan-europeu de pagamentos dá um novo passo: Noruega e Polónia integram-se agora na aliança liderada por Portugal, Espanha e Itália.
Marta Velho 16 de Maio de 2025 às 10:50

Depois de Espanha e Itália, o MB Way promete permitir agora também enviar dinheiro para a Noruega e a Polónia. A Aliança Europeia de Pagamentos (EuroPA) - que une as soluções da espanhola Bizum, da italiana Bancomat e do MB Way - acaba de ganhar dois novos membros: a norueguesa Vipps MobilePay e a polaca Blik.

PUB

Esta expansão representa um avanço significativo na construção de um ecossistema europeu de pagamentos digitais totalmente interoperável, permitindo que os utilizadores destes países realizem transferências transfronteiriças instantâneas com a mesma facilidade de uma operação doméstica.

PUB

A decisão foi anunciada esta quinta-feira por Rune Garborg, diretor da Bizum Norway, que, citado pelo El Economista, garantiu que "é bem possível que mais carteiras se juntem em breve" à iniciativa.

PUB

Com a entrada da Noruega e da Polónia, o consórcio passa a cobrir seis países — Espanha, Itália, Portugal, Noruega, Polónia e Andorra — e prepara-se para interligar, a curto prazo, também as plataformas da Dinamarca, Finlândia e Suécia. A interoperabilidade entre estas soluções de pagamento deverá beneficiar mais de 100 milhões de cidadãos europeus. A plataforma norueguesa Vipps MobilePay conta com mais de 12 milhões de utilizadores em países nórdicos como Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia, enquanto o sistema polaco Blik já atinge 18,5 milhões de utilizadores.

Os primeiros pagamentos instantâneos entre os seis países deverão ser possíveis já nos próximos meses, com o objetivo de ter o sistema plenamente funcional para utilizadores individuais até junho de 2025. Os pagamentos a comerciantes seguirão posteriormente.

PUB

Em Portugal, o MB Way já permite, desde março, fazer transferências para Espanha e Itália, fruto da primeira fase desta aliança. Segundo a SIBS, a integração dos restantes países e respetivos bancos será feita de forma faseada. A CEO da empresa, Madalena Cascais Tomé, sublinha que esta expansão reforça o compromisso da SIBS em "liderar o desenvolvimento de um ecossistema de pagamentos pan-europeu robusto, resiliente e totalmente interoperável — construído sobre infraestrutura e inovação europeias".

PUB

Enquanto isso, os dois grandes blocos europeus de pagamentos — a EuroPA, que aposta na interligação entre soluções nacionais, e a Iniciativa Europeia de Pagamentos (EPI), criadora da carteira digital Wero — iniciaram contactos para possíveis colaborações. Este movimento de aproximação ganha força num contexto de crescente preocupação com a soberania digital europeia, em particular no setor financeiro.

Pub
Pub
Pub