Joaquim Goes vence Prémio Carreira da Católica
Administrador do BES desde 2000, Joaquim Goes acaba de vencer o Prémio Carreira da Universidade Católica. Uma distinção que lhe foi atribuída “pela sua carreira profissional de sucesso ímpar, assim como pelos seus valores e qualidades enquanto cidadão que o tornam um exemplo para a sociedade”, justifica o promotor do prémio, em comunicado.
PUB
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Católica, Joaquim Goes, 47 anos, começou por trabalhar na consultora Roland Berger e na Cimpor, ingressando no BES em 1995, como director coordenador responsável pela área de marketing estratégico. Desde que entrou para a equipa executiva que gere o BES, o gestor é também representante da instituição na administração da Portugal Telecom, principal activo estratégico do banco.
A distinção da Universidade Católica surge numa altura em que o nome de Joaquim Goes tem sido apontado nos meios financeiros e empresariais como candidato à sucessão de Ricardo Salgado, como presidente executivo do BES. Não só pela sua experiência profissional, mas também pelo facto de ser um gestor profissional sem ligações familiares aos accionistas.
PUB
Recorde-se que, como o Negócios noticiou, os supervisores recomendam que o processo de sucessão no BES leve à nomeação de um gestor independente dos accionistas para presidente executivo, em linha com as alterações à Lei Bancária que estão a ser preparadas pelo Governo. Outro dos nomes de possíveis candidatos que encaixa neste perfil é o de Amílcar Morais Pires, administrador financeiro do BES, cargo que ocupa desde 2004.
PUB
O júri responsável pela distinção de Joaquim Goes, que será entregue numa cerimónia a realizar a 20 de Maio próximo, integra personalidades do mundo político e empresarial, como Francisco Pinto Balsemão, presidente não executivo da Impresa; Artur Santos Silva, “chairman” do BPI e presidente da Fundação Gulbenkian; Manuel Ferreira de Oliveira, líder executivo da Galp; Isabel Mota, administradora da Gulbenkian; e Manuela Ferreira Leite, antiga ministra das Finanças e ex-presidente do PSD.
Nas anteriores edições, o Prémio Carreira da Católica foi entregue a Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar; Sérgio Rebelo, professor da Kellogg School of Management; António Horta Osório, líder do Lloyds Bank; Carlos Melo Ribeiro, administrador-delegado da Siemens Portugal; António Viana Baptista, administrador da Jerónimo Martins; Alexandre Relvas e Filipe Botton, co-presidentes da Logoplaste; Miguel Villas-Boas, professor na Universidade da Califórnia; e Luís Palha, administrador da Galp.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda