Jordi Gual é o novo presidente do CaixaBank
Jordi Gual deverá substituir Isidro Fainé no cargo institucional de presidente do banco, devendo a decisão ser formalmente tomada numa reunião do conselho de administração do CaixaBank prevista para esta quinta-feira.
PUB
Isidro Fainé continuará a ocupar um lugar decisivo, ao presidir à Fundação Bancária La Caixa, o maior accionista do CaixaBank.
PUB
Esta solução foi encontrada para ultrapassar uma lei de 2010, que obriga Fainé, assim como o resto dos presidentes das caixas de aforro, a escolherem entre governar o banco ou as suas fundações. A data limite para esta decisão é 1 de Julho, sexta-feira.
O Caixabank lançou em Abril uma OPA (oferta pública de aquisição) sobre o BPI, depois de o banco espanhol não ter conseguido chegar a entendimento com a angolana Santoro (empresa de Isabel dos Santos e segunda maior accionista do banco, com 18,58%) sobre uma solução para o banco e sobretudo para a redução da exposição a Angola, onde o BPI tem o Banco Fomento de Angola (BFA).
PUB
Na OPA, o banco espanhol oferece 1,113 euros por acção e a operação está condicionada à eliminação dos estatutos de bloqueio na entidade financeira portuguesa, que impedem um accionista como o CaixaBank, que tem quase 45% das acções do banco, de ter um poder de voto superior a 20%.
Saber mais sobre...
Saber mais Jordi Gual Isidro Fainé Fundação Bancária La Caixa BPI Santoro Isabel dos Santos Angola BFA OPA Banco Fomento de Angola bancaO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda