Ministério Público tem vários inquéritos em curso sobre o GES
"Existem inquéritos em curso relacionados com esta matéria e que são até anteriores às notícias das últimas semanas", afirmou a Procuradoria-Geral da República (PGR), em declarações enviadas por escrito ao Negócios, confirmando a notícia avançada pela Reuters. O Ministério Público confirma assim que está a investigar o GES há algum tempo e que tem estado atento à situação do grupo.
PUB
De acordo com a PGR, "o Ministério Público (MP), tal como tem vindo a informar, acompanha a situação, coligindo, desde a primeira hora, todos os elementos que têm vindo a público e analisado a eventual relevância penal dos mesmos".
PUB
A PGR sublinha ainda que o MP "tem levado a cabo todas as diligências que se mostram pertinentes à descoberta da verdade e não deixará de continuar a fazê-lo".
PUB
"No âmbito dessas diligências, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) vem mantendo contactos com as entidades reguladoras, não tendo, até ao momento, recebido quaisquer denúncias de particulares que se considerem lesados", acrescenta, em comunicado, a Procuradoria-Geral da República.
Em Novembro do ano passado, procuradores do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa fizeram buscas à sede do BES. Nessa ocasião, Amílcar Morais Pires, que foi a primeira escolha para suceder a Ricardo Salgado, e José Maria Ricciardi, líder do BESI, foram constituídos arguidos.
PUB
Entretanto, em Maio, o Ministério Público já havia anunciado a intenção de investigar o grupo Espírito Santo depois de descobertas irregularidades na Espírito Santo International, sediada no Luxemburgo.
PUB
(Notícia actualizada às 19h29)
Saber mais sobre...
Saber mais Ministério Público BES PGR Departamento de Investigação e Acção Penal Ricardo Salgado José Maria Ricciardi grupo Espírito Santo Espírito Santo InternationalMais lidas
O Negócios recomenda