Moody’s melhora perspectivas para o “rating” do BPI

A Moody’s decidiu alterar a perspectiva do “rating” do BPI de “negativa” para “estável”, mantendo a notação financeira em “lixo”.
Fernando Ulrich, BPI
17 de Janeiro de 2014 às 10:59

A Moody’s manteve o “rating” do BPI em “Ba3”, um nível considerado “lixo”, mas decidiu retirar o “outlook” negativo, colocando-o em “estável”. O que significa que o “rating” do BPI não deverá sofrer novos cortes nos próximos meses.

PUB

 

Esta decisão reflecte essencialmente duas questões. Por um lado a melhoria do rating numa análise individual do BPI e por outro o facto de o “outlook” soberano estar “estável” também contribuiu para esta melhoria.

 

PUB

A Moody’s diz ainda que “os riscos negativos para o rating do BPI diminuíram substancialmente”, o que justifica a melhoria das perspectivas.

 

A agência prevê que os fundamentais do banco, nomeadamente a qualidade de activos e a rentabilidade, deverão continuar “sob pressão durante 2014”, uma vez que “o ambiente operacional em Portugal continua desafiante.”

PUB

 

Do lado positivo, a Moody’s destaca “os níveis de capitalização elevados”, o facto de o banco ter uma parte significativa das suas receitas fora de Portugal e a qualidade dos seus activos que é melhor do que a dos seus pares.

 

PUB

A agência de notação financeira prevê “uma queda dos níveis de capital do banco, já que continuará a reembolsar” o Estado pela injecção de capital, através dos chamados CoCos - instrumentos de capital convertíveis em acções.

 

(Notícia actualizada às 11h34 com mais informação)

PUB
Pub
Pub
Pub