pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Se o actual PS conseguir o resultado que conseguiu com a troika, atribuindo as culpas ao PSD pelas dificuldades em resolver este enorme problema, que eles próprios criaram, temos de lhes tirar o chapéu.

Narrativas, embustes, estagnação económica

Na teoria dos recursos, o que determina a competitividade da empresa, mais do que a atractividade do sector em que se insere, são os recursos de que dispõe, a sua capacidade para os transformar em competências e capacidades, únicas, difíceis de imitar e valorizadas pelos seus clientes.

Gestão estratégica dos séculos XX e XXI

Com o actual PS, nenhuma reforma relevante do Estado ocorrerá, na justiça, na saúde, na educação, nos licenciamentos, na extinção de organismos inúteis, na burocracia, em geral.

Alianças e parcerias

A economia deixou de ser uma prioridade nacional, depois dos governos do Professor Cavaco Silva, e o resultado está à vista, com taxas de crescimento medíocres.

O Ministério da Economia

A grande interrogação que se coloca, neste período pós-eleitoral, é o que vai fazer a AD com esta vitória, ou, mais concretamente, que reformas estruturais abraçará e concretizará.

E agora, Aliança Democrática?

A saga legisladora da comissão europeia em relação ao ESG e à produção de energia por via eólica e fotovoltaica, com o preço do crude a estabilizar na ordem dos 60/70 dólares por barril, vai originar uma continuada perda de competitividade da economia europeia, em relação à americana, em particular, na indústria.

As prioridades económicas de Trump

Em termos de teoria do risco, a manutenção desta opacidade e a ausência de soluções integradas, aumenta exponencialmente o risco estrutural da economia portuguesa.

Uma opacidade questionável

Para além de uma capacidade limitada de preencher os requisitos ligados ao E–Ambiente, nomeadamente no que diz respeito à redução de emissões de CO2, as empresas familiares enfrentam, também, grandes desafios no S–Social e no G–Governance.

O peso do ESG nas empresas familiares

Os liberais defendem uma privatização a 100%, os socialistas a 50%, e os comunistas a 0%, mantendo a TAP, como gostariam de manter todas as empresas do país num saudosismo soviético comovente na esfera do Estado.

A privatização da TAP

O processo de aceleração da eletrificação da economia para reduzir as emissões de CO2, sem uma aposta clara no desenvolvimento das centrais nucleares modulares, é um erro inaceitável, só explicável pela assimetria ideológica que tomou conta da Europa.

A reacção da Europa

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio