Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Os subsídios e incentivos às empresas

02.02.2023

As eventuais penalizações, pelo não cumprimento da lei, por ex-detentores de cargos públicos, devem ser da responsabilidade exclusiva destes e não envolver as empresas que beneficiaram de incentivos, legais, obtidos com base no cumprimento escrupuloso de todas as exigências da administração pública.

Apoiar o desenvolvimento do interior: é a sério?

19.01.2023

Construir uma incubadora de empresas, sem apoios para a construção de residências para os investidores em start-ups, aumentando os recursos do conhecimento da região e uma ligação mais estreita ao Instituto Politécnico da Guarda, vai ser um desafio esmagador.

Portagens nas autoestradas

05.01.2023

Esperaríamos que, em relação a este caso concreto, o Governo socialista tivesse o bom senso de aprovar um aumento zero, para 2023, nas portagens das autoestradas portuguesas.

Gestão do conhecimento

16.11.2022

As empresas portuguesas, em especial as que competem nos mercados internacionais, que não dedicarem especial atenção à gestão do conhecimento, estão condenadas ao fracasso a curto prazo.

O sucessor

03.11.2022

Os líderes autoritários e os narcisistas, tendem a escolher para sucessores, indivíduos que aparentam ser obedientes e submissos, na perspectiva ou na esperança de poderem continuar a dirigir os destinos das respectivas organizações.

Economia, fiscalidade, crescimento

20.10.2022

Espero, sinceramente, que o ministro da Economia, que já afirmou estar habituado a ter razão antes do tempo, resista a este círculo fiscal conservador e que dê uma nova esperança aos nossos empresários mais dinâmicos.

A gestão da água

06.10.2022

Não é só o aeroporto de Lisboa que está há décadas à espera duma solução lógica, racional e que defenda os interesses do país em detrimento de alguns lóbis instalados.

Os accionistas das nossas empresas estratégicas

15.09.2022

Por força da necessidade de redução da sua dívida externa, o Estado português procedeu à privatização de várias empresas públicas, algumas das quais, estratégicas, em termos da segurança, desenvolvimento e soberania nacional.

Os mágicos 20%

01.09.2022

As associações empresariais embrenharam-se em respostas longas, análises variadas, cálculos de impacto, opiniões de especialistas, que permitiram semanas de distracção colectiva.

Os grandes desafios científicos e tecnológicos do futuro

18.08.2022

Temos, assim, condições ímpares para atrair empresas internacionais, com presença global nestas áreas tecnológicas, que se possam associar a empresas nacionais e utilizar os nossos engenheiros, biólogos, farmacêuticos, médicos, … quebrando o actual fluxo de emigração dos nossos melhores alunos para os países do Norte da Europa.

A gestão do risco nas empresas familiares

04.08.2022

A ausência de mecanismos de auditoria, pode permitir, no limite, situações de fraude, que, para além de provocarem prejuízos patrimoniais relevantes, podem implicar situações negativas ao nível do compliance, na relação com os vários stakeholders da empresa.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio