Reguladores sul-africanos aprovam venda de subsidiária da CGD por 192 milhões
As autoridades da África do Sul aprovaram nesta quarta-feira o processo de alienação ao Capitec Bank Limited de 100% do capital social do Mercantile Bank Holdings Limited (Mercantile), subsidiária da Caixa Geral de Depósitos naquele país.
PUB
"Esta declaração conclui o processo de aprovação, por parte das autoridades competentes, da venda daquela subsidiária, do qual tinha sido dado nota nas comunicações ao mercado efetuadas pela CGD em novembro de 2018", refere em comunicado à CMVM o banco liderado por Paulo Macedo.
PUB
De acordo com o contratado, o processo de alienação deverá estar concluído durante o mês de novembro de 2019, adianta o mesmo documento.
PUB
A participação no Mercantile será alienada por um preço global de 3.200 milhões de rands sul-africanos, cerca de 192 milhões de euros (considerando uma taxa de câmbio EUR/ZAR de 16,7), sublinha o comunicado.
PUB
Considerando as informações atualmente disponíveis, "esta transação tem um impacto patrimonial positivo estimado em cerca de 60 milhões de euros", refere a CGD. Mas o valor do impacto final só será apurado após a operação,
PUB
Com efeito, o banco ressalva que o valor de venda está sujeito a ajustamentos decorrentes da variação patrimonial (Net Asset Value) do Mercantile entre a data de referência estabelecida no acordo de venda direta (30 de Abril de 2018) e o último dia do segundo mês anterior à respetiva data da sua efetiva alienação, bem como a ajustamentos decorrentes da variação cambial.
PUB
Consequentemente, "o impacto patrimonial final para a CGD só será conhecido após a conclusão do processo de alienação", explica.
A venda das operações da CGD em Cabo Verde, Espanha, África do Sul e Brasil foi acordada com a Comissão Europeia, em 2017, no âmbito da recapitalização do banco público.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais CGD África do Sul Capitec Bank Limited Mercantile Bank Holdings Limited Mercantile Caixa Geral de Depósitos bancaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda