Representante do Estado no BCP deixa funções

Mário Centeno aceitou o pedido de demissão de Bernardo Sottomayor, que representava o Estado no BCP desde 2012. Ainda não foi indicado sucessor. O banco ainda tem de devolver 750 milhões de euros públicos.
Millennium bcp
Reuters
Diogo Cavaleiro 29 de Fevereiro de 2016 às 19:41

Um dos dois representantes do Estado no Banco Comercial Português abandonou o conselho de administração. A demissão, a pedido de Bernardo Sottomayor, foi aprovada esta segunda-feira por Mário Centeno.

PUB

 

"O BCP informa que o seu conselho de administração tomou conhecimento, em reunião nesta data, da exoneração, por sua excelência o ministro das Finanças, das funções de representante do Estado nomeado para o conselho de administração do Banco, do senhor Dr. Bernardo de Sá Braamcamp Sobral Sottomayor, a pedido do próprio", indica um comunicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

PUB

Bernardo Sottomayor está no conselho de administração do BCP desde 2012, altura em que, juntamente com José Rodrigues Jesus, foi nomeado para fiscalizar a injecção de 3.000 milhões de euros estatais. Antes de entrar para a administração do BCP, o economista contava com passagens pelas áreas de investimento do UBS, Citi e Deutsche Bank.

 

Neste momento, o BCP ainda tem para devolver 750 milhões de euros do dinheiro inicialmente investido em obrigações híbridas (os chamados Cocos).

PUB

 

Nomeação a cargo de Centeno

No comunicado do banco liderado por Nuno Amado ainda não é indicado quem poderá ser o sucessor de Sottomayor, sendo que José Rodrigues Jesus continua no cargo.

PUB

A escolha fica a cargo de Mário Centeno, já que os dois cargos são de responsabilidade da nomeação do Estado para o período de vigência do investimento público. O BCP tem de reembolsar o Estado até 2017. O banco pretende usar a folga de capital obtida com a fusão do Millennium Angola com o Atlântico para pagar parte do empréstimo por devolver. 

Saber mais sobre...
Saber mais BCP Mário Centeno Banco Comercial Português
Pub
Pub
Pub