Zona Euro perdeu um em cada quatro bancos desde 2008
Um em cada quatro bancos da Zona Euro desapareceu em oito anos. Esta é uma das conclusões do relatório sobre as estruturas financeiras do Banco Central Europeu, publicado esta segunda-feira, 23 de Outubro.
PUB
"O número de instituições de crédito no sector bancário da Zona Euro decresceu 25% entre 2008 e 2016", indica o documento. Contabilizando separadamente as entidades que pertencem ao mesmo grupo bancário, o número passou de 5.474 para 5.073 entre 2015 e 2016. Em 2008, eram 6.768.
PUB
Fazendo cálculos com uma base consolidada, ou seja, as entidades do mesmo grupo são contabilizadas como uma única instituição, existiam, no final de 2016, 2.290 instituições de crédito. O número representa uma quebra anual de 4%. Olhando para 2008, o número era de 2.904 instituições de crédito.
PUB
O documento da autoridade liderada por Mario Draghi (na foto) considera que está em causa um "processo de racionalização, conduzido pela pressão continuada para reestruturar e conter custos". Um processo, iniciado no pós-crise de 2007, que resultou "numa redução adicional" nas instituições de crédito.
A contabilização vem num comunicado do BCE, entidade favorável a concentrações bancárias. Danièle Nouy, que lidera o Mecanismo Único de Supervisão (que junta Frankfurt aos bancos centrais da região), já o assumiu publicamente:
PUB
"Há demasiados bancos a competir por clientes. Há uma grande probabilidade de o sector bancário vir a encolher. Todos os bancos precisam de rever os seus modelos de negócio. Alguns ficarão mais pequenos, outros podem fundir-se e outros poderão falhar. O resultado será um sector bancário com a dimensão certa que possa servir a economia", disse a responsável europeia numa conferência em Setembro passado.
PUB
Em Portugal, o Banif foi comprado pelo Santander Totta, que vai integrar, também, o Popular Portugal. Ambas as operações foram feitas no âmbito de medidas aplicadas com a autorização de Frankfurt.
A acompanhar a redução do número de instituições de crédito está a diminuição do número de agências na Zona Euro, realidade por que Portugal continua a passar.
PUB
"De qualquer forma, a dimensão global do sector financeiro da Zona Euro em Março de 2017 ficou em 76,2 biliões de euros, comparáveis aos 70,8 biliões de euros em Dezembro de 2015 e aos 55 biliões em Dezembro de 2008", sublinha o relatório da autoridade presidida por Draghi.
Saber mais sobre...
Saber mais Banco Central Europeu Zona Euro Danièle Nouy Frankfurt Mecanismo Único de Supervisão Mario DraghiMais lidas
O Negócios recomenda