Banco polaco do BCP constitui provisões de 135 milhões
As provisões estão relacionadas com o risco legal dos créditos hipotecários em francos suíços, que podem ser convertidos em moeda local, obrigando o Bank Millennium a constituir reservas.
O BCP comunicou esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que as provisões do seu banco polaco, o Bank Millennium, relacionadas com o risco legal dos créditos hipotecários em francos suíços, ascendem no segundo trimestre a 509 milhões de zlótis (119,8 milhões de euros ao câmbio atual).
Além desta quantia, 64 milhões de zlótis (15,1 milhões de euros) de provisões, sem impacto nos resultados, vão ser constituídas contra o risco legal da carteira de empréstimos originadas pelo antigo Euro Bank, acrescenta o comunicado, totalizando cerca de 135 milhões de euros.
“Apesar do nível mais elevado de provisões para o risco legal face ao trimestre anterior, a combinação dos resultados empresariais e financeiros implicam um nível de lucro líquido para o grupo/banco acima do reportado no trimestre precedente, assumindo que não haverá acontecimentos extraordinários até à data de divulgação”, refere o banco.
Os valores finais das provisões do segundo trimestre serão divulgados juntamente com os resultados do banco polaco do primeiro semestre, agendados para 29 de julho de 2025. Os resultados do BCP serão divulgados dois dias depois, a 31 de julho.
As provisões estão relacionadas com o risco legal dos créditos hipotecários em francos suíços, depois de uma decisão do Tribunal de Justiça Europeu ter permitido a conversão dos empréstimos para a moeda polaca, menos valiosa do que a divisa helvética, obrigando o banco polaco a constituir reservas para lidar com a perda de valor dos empréstimos.
Mais lidas