Banif: Lucro da Oitante cai para 26 milhões. Vai distribuir pelo menos metade
Entidade que ficou com os ativos do Banif que o Santander não quis comprar vai entregar um mínimo de 13 milhões ao Fundo de Resolução. Mas admite transferir mais.
- 2
- ...
A Oitante registou um resultado líquido de 26,2 milhões de euros em 2024, informou a entidade em comunicado. É uma queda de 16,8% face aos 31,5 milhões que tinha obtido em 2023. E tal como no ano passado, garante que vai distribuir dividendos numa proporção de 50%. Mas o valor a transferir para o acionista único – o Fundo de Resolução - poderá ser superior. Esta, de resto foi a estratégia adotada no ano passado: após o anúncio de dividendos de quase 16 milhões de euros relativos ao exercício de 2023, a Oitante acabou por, no final do ano, transferir 55,4 milhões adicionais, elevando o total para mais de 71 milhões de euros.
A diminuição do lucro “reflete a diminuição dos rendimentos totais da Oitante, que totalizaram 45,9 milhões de euros, uma redução de 28,2%. Essa redução deve-se essencialmente ao decréscimo das vendas de ativos imobiliários detidos diretamente pela Oitante, devido à redução do stock disponível para venda”, explica o presidente da instituição no relatório e contas de 2024.
Miguel Artiaga Barbosa enfatiza também a queda de 35,4% dos custos operacionais.
Nos quase 10 anos que já leva de existência, a Oitante atingiu 900 milhões de euros de vendas de património imobiliário e recuperou 224 milhões em crédito malparado.
A administração da Oitante garante que vai continuar a perseguir a missão de desinvestir o remanescente do ativo que se encontra registado pelo montante de cerca de 142,7 milhões de euros.”
Fundo de Resolução recuperou 30%
“O Conselho de Administração propôs a distribuição de um dividendo no valor de 13,1 milhões de euros, montante que poderá ser revisto em alta até à totalidade do resultado do exercício”, explica a organização criada em 2015 para gerir os ativos do antigo Banif que o Santander não quis adquirir.
O total de dividendos pagos entre 2020 e 2024 ascende a 150 milhões de euros.
“Os valores obtidos e a obter pelo Fundo de Resolução pela sua participação no capital da Oitante contribuirão para a redução dos prejuízos de 489 milhões de euros suportados por este Fundo na resolução do Banif e serão utilizados no reembolso da dívida do próprio Fundo de Resolução, nomeadamente perante o Estado”, garante a entidade liderada por Máximo Dos Santos, também em comunicado.
O Fundo enaltece que este é já o nono ano consecutivo de resultados positivos da Oitante. “Desde a sua constituição, a Oitante acumula 267,2 milhões de euros de lucros”, sublinha.
“A liquidez acumulada e a gerada no ano permitiu criar as condições para reforçar o pagamento de dividendos ao acionista em 2024, no montante de 71,3 milhões de euros. Os dividendos acumulados representam uma recuperação superior a 30,7% do montante de 489 milhões de euros suportado pelo Fundo de Resolução, aquando da resolução do Banif”.
O Fundo enaltece que este é já o nono ano consecutivo de resultados positivos da Oitante. “Desde a sua constituição, a Oitante acumula 267,2 milhões de euros de lucros”, sublinha.
Notícia atualizada às 12h57 com a informação avançada pelo Fundo de Resolução.
Mais lidas