Bankinter só gastou 30% da garantia no crédito de casa para jovens
Banco espanhol gastou 18 dos 60 milhões de euros da sua quota, correspondentes a cerca de 120 milhões de euros em crédito à habitação para jovens. Objetivo é atingir 100%.
O Bankinter já gastou 30% da sua quota na garantia do Estado de apoio aos jovens no crédito à habitação, anunciou a instituição financeira na conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2025.
“É um programa em que temos muito interesse”, afirmou o CFO da instituição financeira espanhola, Jacobo Diaz. A quota do Bankinter na medida é de 60 milhões de euros, o que significa que o banco já utilizou aproximadamente 18 milhões de euros, aos quais correspondem – presumindo que o tecto máximo de 15% do valor dos imóveis é sempre atingido – cerca de 120 milhões de euros em crédito efetivo.
“O objetivo é atingir 100%” da quota, assegurou o responsável, acrescentando que se houver necessidade e possibilidade de pedir um reforço ao Governo português, o banco fará isso mesmo.
CFO do Bankinter
A garantia pública de apoio aos jovens até aos 35 anos no crédito à habitação tem tido muita procura, levando vários bancos a pedirem reforços, aos quais o Governo tem respondido positivamente.
A quota global da medida está nos 1.550 milhões de euros, limite que o Executivo vai aumentar, embora ainda não tenha esclarecido nem quando nem para quanto.
A carteira de crédito do Bankinter na operação portuguesa atingiu 11 mil milhões de euros, tendo aumentado 9% face ao ano anterior. Deste total, 7,4 mil milhões correspondem a crédito a famílias enquanto o valor restante é do setor de empresas. É parte da carteira global de crédito de 84 mil milhões de euros
Em 2025 o Bankinter lucrou 210 milhões antes de impostos em Portugal. As receitas da operação portuguesa cresceram 6% para 367 milhões de euros.
Em termos globais, incluindo as operações em Portugal, Espanha e Irlanda, o banco espanhol teve um lucro recorde acima de mil milhões de euros, mais 14,4% do que em 2024.
As receitas cresceram 5%, ultrapassando a fasquia de 3 mil milhões de euros.
A carteira de crédito do Bankinter é de 84 mil milhões de euros.
Mais lidas