Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BPI elege presidente espanhol a 26 de Abril

Os accionistas do BPI, controlado pelo CaixaBank, vão reunir em assembleia-geral a 26 de Abril. Reunião servirá para eleger o espanhol Pablo Forero como presidente. Fernando Ulrich passará a “chairman”.

pablo forero bpi
Miguel Baltazar
Maria João Gago mjgago@negocios.pt 03 de Abril de 2017 às 20:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O Banco BPI convocou os seus accionistas para reunirem em assembleia-geral a 26 de Abril com o objectivo de eleger a nova administração que vai ser liderada pelo espanhol Pablo Forero, depois de o grupo catalão CaixaBank ter passado a controlar 84,5% da instituição. Já Fernando Ulrich, que esteve na liderança executiva nos últimos 13 anos, vai assumir a presidência não executiva, substituindo Artur Santos Silva, fundador do BPI.

 

De acordo com a convocatória para a assembleia-geral, vão ser feitas várias alterações aos estatutos, entre as quais a eliminação dos limites de idade que impedem a eleição de um gestor executivo que tenha completado 62 anos no ano anterior à nomeação. Sem pôr fim a esta limitação, pelo menos um dos membros da futura equipa de gestão, António Farinha de Morais, não poderia ser eleito.

 

Os restantes ajustamentos estatutários dizem respeito aos poderes da administração para realizar aumentos de capital e emissões de dívida, às comissões especializadas que apoiam o conselho de administração, à dimensão da comissão executiva, à remuneração dos órgãos sociais e à duração dos seus mandatos.

 

A reunião servirá ainda para aprovar as contas do ano passado, em que o BPI lucrou 313 milhões de euros, o segundo maior lucro da sua história.

(Notícia actualizada às 20:55)
Ver comentários
Saber mais BPI Pablo Forero Fernando Ulrich
Outras Notícias