pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

BPI prestes a esgotar garantia pública e admite pedir reforço

A instituição financeira já esgotou 62% da sua quota de 149,5 milhões na medida. E admite pedir um reforço da dotação se o Governo mostrar abertura para isso.

João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, na apresentação dos resultados do primeiro semestre de 2025.
João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, na apresentação dos resultados do primeiro semestre de 2025. Vítor Mota
31 de Julho de 2025 às 12:59

O BPI já esgotou 62% da sua quota na garantia pública do crédito à habitação e estima que vai atingir a totalidade em breve. 

"Rapidamente vamos esgotar" a quota de 149,5 milhões de euros, disse o CEO da instituição financeira na apresentação dos resultados do banco.   

E quando isso acontecer, João Pedro Oliveira e Costa admite pedir ao Governo um aumento da dotação da medida, que inicialmente foi de mil milhões de euros para todos os bancos. 

"Sim, se chegarmos lá e se for viável e estiver em cima da mesa, vamos fazer" um pedido para aumentar a dotação da garantia, afirmou o presidente da instituição financeira, que se confessou surpreendido com o sucesso da medida que, defendeu, "deve continuar".

O BPI já concedeu 467 milhões de euros de crédito à habitação ao abrigo deste regime criado para apoiar os jovens até aos 35 anos na compra da primeira casa com recurso a empréstimo bancário.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio