pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

“Estado será reembolsado de tudo” o que injetou no Novo Banco, garante vice do BdP

Luís Máximo dos Santos, que preside ao Fundo de Resolução, acredita que oferta dos franceses do BPCE foi “muito boa” e revela que foi feito um “esforço” para fechar acordo com o grupo gaulês.

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução e vice do Banco de Portugal.
Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução e vice do Banco de Portugal. Tiago Sousa Dias
23 de Julho de 2025 às 09:00

O presidente do Fundo de Resolução e vice-governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, acredita que o Estado vai ser reembolsado de todo o dinheiro que injetou no Novo Banco e que a venda aos franceses do BPCE foi “muito boa”.

“O Estado será reembolsado de tudo aquilo que desembolsou”, garantiu em entrevista à . “Eu diria que [o preço de venda do Novo Banco] confere a certeza de que o Fundo de Resolução vai reembolsar os créditos que obteve”, acrescenta o responsável, lembrando, no entanto, que não será por via destes montantes que ainda “seriam insuficientes”, mas “porque se mantém o fluxo financeiro decorrente das contribuições que o setor irá fazer.”

Para o presidente do Fundo de Resolução, a foi um preço “muito bom”. Além disso, acrescenta, o facto de ser a um grupo francês evitou a excessiva concentração da banca portuguesa, caso fosse fechado um acordo com os espanhóis do Caixabank.

Aliás, afirma Máximo dos Santos, até foi melhor para os trabalhadores. “Seria um bocadinho, quase cruel, diria, que ao fim destes anos todos, as pessoas que se mantiveram fiéis ao Novo Banco e que em condições difíceis operaram (…) agora, por causa de uma fusão, por exemplo, virem a perder o respetivo posto de trabalho”, numa referência ao BPI, detido pelos espanhóis.

Sobre a escolha do BPCE, Máximo dos Santos sublinha apenas que o grupo "demonstrou, desde o início, estar muito interessado em concretizar esta operação, e, portanto, é natural que a certa altura se faça um esforço…"

O jornal adianta esta quarta-feira que o CEO do BPCE, Nicolas Namias, visita a sede do Novo Banco no TagusPark e apresenta-se, pela primeira vez, aos trabalhadores.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio