pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Fundo de Garantia de Depósitos pede aos bancos para pagarem 100 milhões

Fundo que garante os depósitos pediu aos bancos que paguem metade dos chamados "compromissos irrevogáveis". A Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banco e o BPI já pagaram.

montepio
montepio DR
15 de Outubro de 2024 às 09:06

O Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) pediu aos bancos para pagarem metade dos chamados "compromissos irrevogáveis", avança, esta terça-feira, o Eco, dando conta de que Montepio, BCP e Santander têm de liquidar mais de 90 millhões.

Segundo a publicação económica, que cita o relatório e contas do primeiro semestre do Montepio, o banco liderado por Pedro Leitão, recebeu uma carta no final de agosto, para liquidar uma contribuição que ascende a 11,38 milhões de euros, o que terá "um impacto desfavorável" nos lucros a apresentar este ano. Outros bancos que ainda não pagaram estes compromissos - que corresponde às contribuições obrigatórias não pagas, mas assumidas perante o fundo através de garantias -, incluindo o BCP e Santander Totta, também foram chamados a pagar contribuições ao fundo liderado por Máximo dos Santos até final do ano, num valor que ascende a 96,7 milhões (que corresponde a metade do saldo dos compromissos irrevogáveis de pagamento).

A Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banco e o BPI já pagaram a totalidade dos compromissos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio