Governo dá luz verde a nova tentativa de venda do banco da CGD no Brasil
Processo que já teve avanços e recuos tinha sido cancelado em 2023. O executivo autoriza agora a instituição financeira pública a relançar a venda.
- 3
- ...
O Governo aprovou a venda do banco da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no Brasil.
"Aprovou uma resolução do Conselho de Ministros que determina o relançamento do processo de alienação das ações detidas pela Caixa Geral de Depósitos representativas de 100% do capital social do Banco Caixa Geral – Brasil, bem como da totalidade ou parte do capital social das sociedades por este e dos respetivos ativos", informa, esta sexta-feira, o executivo no comunicado do Conselho de Ministros que decorreu nesta quinta-feira.
Este é um processo que já teve avanços e recuos. O último passo foi dado em 2023, com o cancelamento do processo de venda então em curso, depois de o banco público não ter recebido propostas atrativas.
A venda decorre ainda do plano de restruturação – já concluído – da Caixa Geral de Depósitos negociado em 2016 com a Comissão Europeia e que começou a ser implementado em 2017. Foi uma das exigências de Bruxelas para a recapitalização de 3,9 mil milhões de euros.
Mais lidas