Habitação? "Podem dar incentivos à procura, mas o que tem de ser resolvido é do lado da oferta"
CEO do Santander Portugal vê com bons olhos as medidas de apoio à compra de habitação por parte dos jovens, mas alerta que o problema está na falta de oferta. "O Governo devia estar a olhar para este problema".
O Governo tem vindo a criar medidas no sentido de apoiar a compra de casa por parte dos mais jovens. Primeiro com a isenção do IMT, mais recentemente com a garantia pública para financiar a totalidade da compra. O Santander vê as medidas com bons olhos, mas diz que o problema está do outro lado.
"Estamos focados do lado da procura, mas o problema em Portugal é o de oferta", disse o CEO do banco na apresentação dos resultados de 2024. Para Castro e Almeida, a grande questão está aqui.
Lembrando dados de Espanha, que indicam que para cada "100 mil fogos existe a procura de 600 mil", diz que em "Portugal o rácio deve ser semelhante. E além disso, há ainda a procura por parte de estrangeiros".
"Podem dar incentivos, mas o que tem de ser resolvido é do lado da oferta. Falta essa discussão", atira Pedro Castro e Almeida. E deixa o alerta: o "Governo devia estar a olhar para este problema".
Mais lidas