Mutualista Montepio confirma saída de Pedro Leitão de CEO do banco
O atual presidente executivo do Banco Montepio será substituído por José Azevedo Pereira.
- 1
- ...
A Associação Mutualista Montepio confirma a saída de Pedro Leitão do cargo de CEO do Banco Montepio.
“Ainda que o atual presidente da Comissão Executiva não integre a composição futura dos órgãos sociais, o Montepio Geral Associação Mutualista reconhece o trabalho realizado e os resultados obtidos pela equipa que cessará funções após a próxima Assembleia Geral e que contribuíram para o reforço da solidez do Banco Montepio”, diz ao Negócios a associação dona do banco com o mesmo nome.
Pedro Leitão iniciou funções como CEO do Banco Montepio em 2020 vindo da comissão executiva do Banco Atlântico Europa. Foi reconduzido em 2022. Ao longo deste período conduziu boa parte de uma reestruturação que já vinha de trás e que na sua liderança implicou a saída de 400 pessoas. “Hoje somos um banco normal e isso significa só ter de lidar com os desafios normais”, dizia, em entrevista ao Negócios em março de 2024, momento no qual garantiu uma boa relação com a mutualista. “A relação institucional com o nosso principal acionista é ótima, de colaboração e respeito institucional. A gestão do banco é totalmente independente”, assegurava.
O nome escolhido para seu sucessor, José Azevedo Pereira, foi diretor-geral da Autoridade Tributária entre 2007 e 2012 e substituiu Teixeira dos Santos como CEO do Eurobic em 2020. Com a venda do Eurobic ao Abanca, no verão de 2024, José Azevedo Pereira deixou a liderança do banco. Ruma agora ao Banco Montepio.
A mudança chegou com surpresa, dada a evolução recente do banco que em 2024 teve o melhor resultado da sua história, refletido depois num dividendo de 30 milhões de euros, transferido em 2025. E que deverá em 2026 ser multiplicado por dois. “Este valor de 30 milhões pode ser francamente superado e até duplicado sem prejuízo de se continuar a capitalizar o banco e a reforçar a sua solidez, que é semelhante a todos os seus pares, está muito bem capitalizado”, dizia recentemente o presidente da Associação Montepio, Virgílio Lima, em entrevista ao Negócios.
Mais lidas