pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Quem disse o quê sobre a auditoria do NB

Depois do Governo e do Novo Banco, também o Banco de Portugal e o Fundo de Resolução já reagiram à auditoria ao banco.

António Ramalho, presidente do Novo Banco,
António Ramalho, presidente do Novo Banco, Tiago Sousa Dias
03 de Setembro de 2020 às 23:20
  • Partilhar artigo
  • ...

O Governo foi o primeiro a reagir após receber a auditoria da Deloitte no início da semana, apontando o dedo à gestão do BES pelas perdas no Novo Banco. De acordo com o comunicado das Finanças, “o relatório descreve um conjunto de insuficiências e deficiências graves de controlo interno no período de atividade até 2014 do BES”.

NB diz que vai cumprir indicações

No comunicado enviado pelo Novo Banco foi indicado que o relatório confirma “os progressos realizados pelo Novo Banco nas áreas de controlo interno”, estando o banco “totalmente empenhado em continuar o caminho traçado que permitirá cumprir na íntegra as indicações referidas”. E que esta análise “evidencia a importância dos processos de alienação de ativos para a recuperação do balanço”.

Regulador vai analisar

O Banco de Portugal afirmou, esta quinta-feira, que “a auditoria especial detetou também insuficiências nos atos de gestão praticados no período em análise, com especial incidência e gravidade no período de atividade do BES”. Situações que já estão a “ser alvo de uma análise cuidada por parte do BdP”.

Fundo aplaude a sua atuação

O Fundo de Resolução considera que “os resultados da auditoria traduzem a adequação dos princípios e critérios adotados”. E que irá usá-los na sua “reflexão permanente sobre a execução do acordo”.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio