pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Ricciardi acusa Salgado de ter prejudicado valor da Tranquilidade

A Tranquilidade teria um valor, segundo o BESI, de 700 milhões de euros. Acabou por ser vendida em torno de 200 milhões. "Salgado vendeu 150 milhões de euros de papel comercial do grupo, que fez diminuir imediatamente o valor".

José Maria Ricciardi
José Maria Ricciardi Miguel Baltazar/Negócios
09 de Dezembro de 2014 às 23:33

"Salgado vendeu 150 milhões de euros de papel comercial do grupo, que fez diminuir imediatamente o valor da Tranquilidade". A acusação veio de José Maria Ricciardi, na audição de terça-feira, 9 de Dezembro, da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.

A seguradora investiu 150 milhões de euros em papel comercial de sociedades do ramo não financeiro do GES que acabou por pesar na sua situação financeira.

Em Fevereiro, a Tranquilidade estava avaliada em 700 milhões de euros, com base numa "indicação de valor" do próprio BESI, que Ricciardi lidera. O banqueiro explicou que essa estimativa de valor tinha como base em dados fornecidos pela administração da seguradora. A auditora PwC confirmou este valor, relembrou.

O investimento de 150 milhões de euros, que Ricciardi atribuiu a Salgado, e a perda de clientes da companhia acabaram por ditar a perda de valor da Tranquilidade.

A seguradora foi alienada ao fundo Apollo por cerca de 200 milhões de euros, 50 milhões de euros da operação os restantes injectados para a capitalização da instituição. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio