MC Sonae quer levar a Druni em beleza para além dos Pirenéus
Nessa nova avenida de crescimento internacional da Sonae chamada beleza, saúde e bem-estar, o grupo português arrancava no início de 2019 com a aquisição de uma participação de controlo (60%) à família Vásquez na Arenal, um operador regional líder do setor no Noroeste de Espanha, que desde então expandiu-se na Galiza, assim como nas regiões nordeste e central do país vizinho.
Mais de cinco anos depois, em julho do ano passado a MC concluiu a transação para a combinação da pequena Arenal (na altura com 74 lojas) com a gigante Druni (mais de 400), que resultou na criação do líder de mercado no negócio de saúde, beleza e bem-estar em Espanha, com a MC a ficar com 50% da empresa combinada e a família Caspi, fundadora da Druni, com os outros 50%.
PUB
No âmbito desta operação, a MC adquiriu uma participação de 50% na Druni por contrapartida da sua participação de 60% na Arenal, juntamente com um investimento de cerca de 148 milhões de euros e um montante condicional de até 36 milhões, a ser pago em 2025 e 2026.
Simultaneamente, a família Vásquez vendeu a sua participação de 40% na Arenal à Druni por 81 milhões de euros.
O grupo Druni opera atualmente mais de 500 lojas em Espanha e fatura mais de 1,2 mil milhões de euros.
PUB
Num negócio em que está presente em Portugal com a sua marca Wells, que conta mais de três centenas de lojas, a MC importou a Druni, tendo aberto, nos últimos três meses, lojas no Porto (no shopping Península), em Braga (no Braga Parque) e em Viseu (no Palácio do Gelo), prevendo abrir ainda este mês no Almada Fórum.
Em setembro passado, a MC revelou ao Negócios que prevê a abertura de 25 lojas em Portugal nos próximos três anos.
PUB
Consolidada a liderança em território ibérico, incluindo Andorra, a MC equaciona agora levar a Druni para além dos Pirenéus, reforçando a internacionalização do seu negócio de saúde, beleza e bem-estar.
“É o negócio que tem mais condições para se internacionalizar”, admitiu Luís Moutinho, CEO da MC, esta quarta-feira, 10 de dezembro, num encontro com jornalistas.
Sinalizada a Druni para fazer esse caminho global, porquanto é a que “tem hoje mais lojas e mais escala”, o grupo está “a explorar novas oportunidades, novos países, novas geografias”, apontou, sem identificar mercados.
PUB
“Estamos numa fase de prospeção. Sem pressas”, rematou Moutinho.
Saber mais sobre...
Saber mais Saúde Geografia Empresas Investimentos Druni Sonae Pirenéus Espanha Braga PortugalMais lidas
O Negócios recomenda