Sonae vende participação em centro comercial no Brasil por 95 milhões de euros
A Sonae Sierra, unidade de gestão de centros comerciais do grupo da família Azevedo, chegou a acordo para a venda da totalidade da participação de 25,86% que detém no Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, no Brasil, por cerca de 95 milhões de euros, anunciou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A participação no centro comercial será vendida a dois fundos de investimento imobiliário brasileiros (Hedge Shopping Parque Dom Pedro Fundo de Investimento Imobiliário e Fundo de Investimento Imobiliário – FII Parque Dom Pedro Shopping Center). O acordo foi assinado a 30 de dezembro.
PUB
O Parque Dom Pedro Shopping foi desenvolvido pela Sonae Sierra e inaugurado em 2002, sendo atualmente controlado e gerido pela ALLOS, o maior operador de centros comerciais no Brasil, da qual a Sierra integra o grupo de acionistas de referência, assinala o comunicado.
"Esta alienação permite à Sonae Sierra reorganizar a sua presença no Brasil, passando a estar exclusivamente exposta a este mercado através do seu investimento na ALLOS", refere a Sonae.
"Esta transação implica a aplicação da Norma Internacional de Contabilidade IAS 21, nos termos da qual o impacto negativo acumulado das variações cambiais geradas desde a origem do investimento, no montante aproximadamente 53,6 milhões de euros, previamente reconhecido no balanço (em Outros Resultados Integrais, uma rubrica de capitais próprios) e refletido no valor patrimonial líquido reportado pela Sonae, é reclassificado de capitais próprios para a demonstração de resultados", informa ainda o comunicado.
PUB
A conclusão da transação deverá ocorrer durante o primeiro trimestre de 2026, estando sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil.
Saber mais sobre...
Saber mais Centro comercial Imobiliário Investimentos Fundos de investimento Brasil Sonae Parque Dom Pedro Shopping Sonae SierraMais lidas
O Negócios recomenda