Grupo Nabeiro-Delta nomeia Paula Nascimento e David Azevedo Lopes para o "board"
Paula Nascimento é sócia e CEO das Águas do Alardo, enquanto David Azevedo Lopes é administrador do Grupo LeYa. Ambos ficam como administradores não executivos do grupo com sede em Campo Maior.
O Grupo Nabeiro-Delta Cafés nomeou Paula Nascimento e David Azevedo Lopes para o "board", duas figuras externas à família, com "vasta experiência", descrita como "fundamental" para o objetivo da empresa de se tornar numa das dez maiores marcas de café do mundo dentro de 10 a 15 anos.
Em comunicado, enviado esta segunda-feira às redações, o grupo explica que Paula Nascimento e David Azevedo Lopes juntam-se a Helena Nabeiro, Marcos Nabeiro Tenório e a António Cachola como administradores não executivos. Já os irmãos Rui e Rita e o primo Ivan mantêm as funções de administradores executivos no conselho de administração presidido por João Manuel Nabeiro, filho do fundador do grupo.
António Cachola, antigo diretor financeiro já reformado, era até aqui o único elemento externo à família Nabeiro a ter assento na administração.
Paula Nascimento é CEO das Águas do Alardo e permanece com uma participação minoritária na empresa "Nascente Divina", proprietária da água captada na Serra da Gardunha, que lhe foi comprada pelo Grupo Nabeiro em 2019, sendo ainda, desde 2007, administradora da Waterbunkers (que chegou a deter a Águas do Alardo).
Já David Azevedo Lopes iniciou a carreira no retalho, na década de 1990, tendo desempenhado funções de direção na Biedronka — o principal retalhista da Polónia, que pertence à Jerónimo Martins — e exercido o cargo de diretor-geral do Recheio, o "cash & carry" do grupo controlado pela família Soares dos Santos, em Portugal. Foi presidente internacional da multinacional norte-americana Daymon e também da Aeon Topvalu, no Japão, onde foi responsável pela gestão das marcas do principal grupo de retalho japonês. Até há pouco tempo era administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa exercendo agora a mesma função no Grupo Editorial LeYa.
"A integração de Paula Nascimento e de David Azevedo Lopes reforça o nosso compromisso com um crescimento e uma gestão cada vez mais profissional, inovadora e diversificada. A vasta experiência de ambos será fundamental para enfrentarmos os desafios futuros e continuarmos a fortalecer o nosso caminho rumo ao top 10 mundial de café", diz o "chairman" do grupo, João Manuel Nabeiro, citado na mesma nota.
A Delta Cafés encontra-se presente em 40 mercados, espalhados por cinco continentes: está estabelecida em Espanha, França, Luxemburgo, Angola (Angonabeiro), Brasil e China enquanto nos outros países o modelo de negócio baseia-se em parcerias com distribuidores locais. O grupo, com sede em Campo Maior, conta com mais de 3.800 trabalhadores.
O grupo fechou 2024 com um volume de negócios de 570 milhões de euros, um crescimento de 14% face ao ano anterior.
Mais lidas