Mercadona vai ter loja no Heart of Porto de 70 milhões
A cadeia espanhola de supermercados, que já tem 66 lojas em Portugal, assinou contrato para a sua instalação no “hub” empresarial que a francesa Tikehau e a luso-espanhola Quest Capital estão a construir no lugar do “elefante branco” La Vie, promovido pela Martifer em 2007.
Em frente ao “shopping” Via Catarina, da Sonae Sierra, no centro da Invicta, abria em novembro de 2007 um concorrente – o Porto Gran-Plaza, promovido pelo grupo Martifer por 65 milhões de euros, que até mudou de nome para La Vie, em 2016, mas sem sucesso.
Nas mãos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), e após muitas tentativas de venda de tão desvalorizado ativo, o banco estatal despachou o "shopping", em julho de 2023, por cerca de 20 milhões de euros.
Um ano depois, a "joint venture" formada pela francesa Tikehau Capital e pela Quest Capital (que juntou a espanhola Albatross Capital e a portuguesa Quântico) anunciava que tinha adquirido o La Vie e que o iria transformar num "hub" empresarial chamado Heart of Porto (HOP), num investimento então previsto de 52 milhões de euros.
Entretanto, em maio passado, após um período de desenvolvimento do projeto, obtenção de licenças, demolição interior e reforço estrutural, a nova dona do antigo La Vie promovia uma cerimónia de lançamento da primeira pedra de construção do HOP, com o orçamento a passar para 70 milhões de euros.
Apresentado como um "projeto multifuncional que pretende redefinir o conceito de espaço empresarial no Porto, assim como afirmar-se como um marco na evolução urbana da cidade", o HOP promete um edifício de escritórios "premium" com espaços comerciais e de serviços.
O HOP terá cerca de 30 mil metros quadrados distribuídos por áreas de escritórios, retalho e lazer - 15.700 de escritórios, 8.236 de retalho em dois pisos e 416 lugares de estacionamento coberto, equipados com 42 pontos de carregamento elétrico e 90 lugares para bicicletas.
De acordo com os promotores, o HOP terá, também, “rooftop” com bar, auditório, sala multiusos, cafetaria no lobby e balneários com chuveiros e cacifos.
“A funcionar em pleno”, o novo “hub” poderá acolher até 2.000 postos de trabalho, afiançam.
A conclusão das obras de conversão do La Vie em HOP está apontada para o segundo semestre do próximo ano.
Uma das marcas que estará presente no HOP será a Mercadona, que conta atualmente com três lojas no Porto, tendo marcado para 27 de novembro a abertura da quarta na cidade, situada na zona do Amial.
“A Mercadona assinou contrato para a instalação de uma nova loja no HOP – Heart of Porto, projeto multifuncional que está a transformar o centro da cidade, ainda sem data prevista de abertura”, anunciou a cadeia espanhola de supermercados, em comunicado.
“Estamos muito satisfeitos por fazer parte do HOP – Heart of Porto, um projeto que se distingue pela inovação, sustentabilidade e integração no tecido urbano. Esta localização representa um passo importante no nosso plano de crescimento, reforçando a proximidade à cidade e à sua dinâmica, e será uma oportunidade para estarmos presentes num dos contextos urbanos mais relevantes do país”, enfatiza a Mercadona.
Meia dúzia de anos depois de ter aterrado em Portugal, com a abertura da sua primeira loja no país, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, a Mercadona tem atualmente 66 lojas em território nacional, devendo chegar à capital do país ainda este ano, instalando-se na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert.
Conquistados 12 dos 18 distritos de Portugal, a cadeia espanhola de supermercados conta aterrar no Algarve no último trimestre do próximo ano, com a abertura de duas lojas na região, em Portimão (no Nova Vila Retail Park) e Faro (no Vale da Amoreira).
“Ao longo destes seis anos a empresa já criou mais de 7.000 empregos. Em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal, atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros e contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia”, realça o grupo espanhol.
2024 foi também o ano em que a Irmãdona Supermercados teve um resultado líquido positivo, de sete milhões de euros.
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