Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Rentabilidade da dona da Zara em mínimos de oito anos

O grupo Inditex obteve um resultado líquido de 1,37 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano. Ainda assim, a forte valorização do euro penalizou as contas da empresa fundada por Amancio Ortega, com a rentabilidade a atingir mínimos de oito anos.

Bloomberg
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 20 de Setembro de 2017 às 10:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O grupo Inditex, dona de marcas como Zara e Massimo Dutti, teve um resultado líquido de 1,37 mil milhões de euros no primeiro semestre fiscal que, neste caso, começou a 1 de Fevereiro e terminou a 31 de Julho. Este valor representa um crescimento de 9% face ao período homólogo do ano anterior, de acordo com o comunicado da empresa.

As receitas ascenderam a 11,67 mil milhões de euros, o que reflecte um crescimento de 11,5% face ao mesmo período do ano passado. As vendas comparáveis (que não incluem a abertura de novas lojas) subiram 6%.


O EBITDA (lucros antes de impostos, amortizações e depreciações) da empresa ascendeu a 2,29 mil milhões de euros, mais 9% que no primeiro semestre fiscal da empresa, no ano passado.


Apesar destes números, a rentabilidade do grupo espanhol fundado por Amancio Ortega, uma das pessoas mais ricas do mundo, está em mínimos de oito anos devido à valorização do euro, que retira valor às vendas que são feitas fora do mercado da moeda única, refere a Bloomberg.


Desde o início do ano, o euro ganha mais de 14%. A margem bruta do grupo Inditex encolheu para 56,4%. Anne Critchlow, analistas do Société Générale, disse à Bloomberg que "se o euro continuar forte, pode haver uma pressão constante da margem bruta".


De acordo com o comunicado do grupo, actualmente liderado por Pablo Isla, as marcas que integram o grupo estão presentes em 94 mercados. De Fevereiro a Julho, as marcas deste grupo abriram lojas em 35 mercados, contabilizando um total as 7.405 lojas. E durante os últimos 12 meses, o grupo criou 11 mil novos postos de trabalho, quase três mil dos quais em Espanha.

 

Ver comentários
Saber mais Grupo Inditex Zara Massimo Dutti Amancio Ortega Pablo Isla
Mais lidas
Outras Notícias