Concorrência já está a avaliar venda da Tertir
A autoridade já recebeu a notificação da aquisição pela turca Yilport Holding do controlo exclusivo da Mota-Engil Logística e da Tertir, num negócio avaliado em 275 milhões de euros, que foi concretizado em Setembro.
A Autoridade da Concorrência (AdC) já foi notificada da operação de concentração que resulta da aquisição, pelos turcos da Yilport das concessões portuárias da Mota-Engil Logística, detidas pela Tertir, num negócio avaliado em 275 milhões de euros e que foi concretizado em Setembro.
Assim, num anúncio publicado esta segunda-feira dia 21 na imprensa, a AdC referiu que "a operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Yilport Holding, do controlo exclusivo da Mota-Engil Logística SGPS e da Tertir, Terminais de Portugal, mediante a aquisição de acções correspondentes a 100% do respectivo capital social. A presente operação não abrange as empresas Tersado – Terminais Portuários do Sado, Takargo – Transporte de Mercadorias, STM Tem Moçambique – Sociedade de Teminias de Moçambique, Logz – Atlantic Hub e Tirtife – Terminais de Aveiro".
A Mota-Engil Logística detém 63,1% da Tertir, empresa que actua no sector da construção e exploração de terminais ferroviários, rodoviários e marítimos. A Yilport é detida pela Yildirim Holding, que tem cinco áreas de actuação: carvão e metal, produção e venda de fertilizantes, mineração e ferro-ligas, exploração portuária, transporte marítimo e construção de navios.
Os interessados têm 10 dias para remeter informações à AdC.
Mais lidas