Lula da Silva formalmente investigado no Brasil por relações com Odebrecht
O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, está a ser investigado pelo Ministério Público pelas suas relações com a construtora Odebrecht que, depois de ter terminado o mandato presidencial, terá levado Lula da Silva em várias viagens.
O Ministério Público Federal está a investigar o ex-presidente brasileiro Lula da Silva, para aferir se houve tráfico de influência junto de políticos de outros países para que fossem atribuídos contratos à construtora Odebrecht.
        De acordo com os jornais brasileiros, as obras investigadas teriam financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o banco de fomento brasileiro. Os contratos em investigação foram formalizados entre 2011 e 2014 - já depois de Lula da Silva ter terminado o seu mandato de presidente - em particular no Panamá e Venezuela.  O Globo noticiou em Abril que a Odebrecht pagou uma viagem de Lula da Silva a três países: Cuba, República Dominicana e Estados Unidos da América. Esta viagem, realizada em 2013, 
Já a Veja noticiou em Fevereiro deste ano que o sobrinho de Lula da Silva, chamado Taiguara Rodrigues dos Santos, foi contratado pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidroeléctrica de Cambambe, em Angola. No mesmo ano, em 2012, a construtora conseguiu no BNDES um financiamento para realizar esse projecto em Angola. A Veja questiona: coincidência?
Em Junho deste ano foram, por outro lado, divulgados telegramas que revelavam que o governo de Lula intervinha junto de governos de outros países para beneficiar empreitadas brasileiras, entre elas a Odebrecht.
Segundo o portal UOL, o inquérito foi aberto no passado dia 8 de Julho, mas só esta quinta-feira 16 de Julho foi comunicado. De acordo com o UOL, em Maio o Ministério Público Federal pediu explicações ao Instituto Lula, ao BNDES e à Odebrecht sobre as relações entre o ex-presidente e a construtora.
De acordo com o Globo, o Ministério Público converteu, agora, um procedimento preliminar de investigação em procedimento investigatório criminal.
         Contactado pelos jornais brasileiros, o Instituto Lula 
Mais lidas
 
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                         
                     
                                         
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                    